Abril 2022 | Open Finance

Os avanços do Open Finance

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Open Finance, também conhecido como sistema financeiro aberto, é uma novidade no mercado que propõe transformar os serviços financeiros do país através da integração de informações, atingindo o cotidiano das instituições financeiras e de seus clientes.

As suas primeiras diretrizes foram divulgadas em 2019 pelo Banco Central do Brasil. É uma das mais notáveis iniciativas da autoridade monetária para modernizar e incentivar a competição no sistema financeiro brasileiro.

O intuito principal desse novo sistema é de ampliar a descentralização de dados e, com isso, compartilhar informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil, bem como proporcionar condições para o crescimento da competitividade entre empresas do setor financeiro e, como efeito, a melhora nos serviços oferecidos aos consumidores. 

A adesão a esse compartilhamento de dados é opcional. Além do tipo de dado, a finalidade e o período de compartilhamento, você também pode escolher a instituição ou empresa financeira com a qual quer compartilhar. E, caso não queira mais, o processo poderá ser interrompido a qualquer momento.

Além disso, a segurança do sistema segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que garante o sigilo absoluto de todo o compartilhamento de informações.

Aplicação do Open Finance no Brasil 

 

No Brasil, o Open Finance foi implementado em etapas. Todas programadas e divididas por atribuição com cada fase possuindo uma característica diferente na cadeia de sistema financeiro aberto.

Fase 1:
Implementação do sistema no Brasil em fevereiro de 2021. Nesse momento, o público tomou conhecimento de informações básicas sobre os serviços oferecidos e canais de atendimento. 

Fase 2:
Compartilhamento de dados relacionados a saldo em conta, operações de crédito, transações financeiras e informações cadastrais.

Fase 3:
Ainda em implementação, trouxe a possibilidade de se realizar um pagamento a partir de qualquer instituição.

Fase 4:
Gradativamente, em 15 de dezembro, foi iniciado o sistema Open Finance, incorporando serviços de câmbio, seguro, investimentos, previdência e conta salário. 

Levando em consideração o período das fases de implementação, a agenda de Open Finance no Brasil já é a implementação mais rápida e de maior abrangência em todo o mundo.

O avanço que o Open Finance traz ao mercado financeiro

 

Assim como o Pix vem crescendo, o Open Finance vai acabar atraindo um grande número de participantes. 

É possível que, no começo, seja adotado de forma crescente pelas pessoas físicas e, conforme for mostrando resultados favoráveis, confiança nos processos e benefícios, atraia as empresas. 

Ele promete ótimas condições para o desenvolvimento de ambiente de inovação no sistema financeiro, o que acelera a criação de novos produtos, trazendo um ambiente repleto de oportunidades.