Resposta Histórica do Vasco: 100 anos de luta contra a discriminação
Tempo de leitura: 3 minutos
Há 100 anos, o Gigante da Colina marcava seu nome dentro e fora de campo como um time de grandes vitórias e de acolhimento a torcedores e jogadores.
No início do século XX, as Ligas de Futebol impunham regras rígidas e segregacionistas com o objetivo de manter o esporte longe dos subúrbios e da população marginalizada do Rio de Janeiro. Enquanto esse movimento era apoiado pelos principais times da época, o Vasco seguia na contramão, tendo a maior parte do seu elenco composta por jogadores negros, analfabetos e operários.
Com um desempenho arrasador nos gramados e a conquista do Campeonato Carioca em 1923, o Cruz-Maltino tornou-se o rival número 1 dos times cariocas e passou a sofrer boicotes para retirar os atletas que “não correspondiam às expectativas sociais”.
O que foi a Resposta Histórica do Vasco?
Após inúmeras tentativas de retirar o time de disputas, os adversários do Vasco apelaram para a criação de uma nova instituição no ano seguinte. A Associação Metropolitana de Esportes Athléticos (AMEA) recusava a entrada dos vascaínos sob o argumento de que o time era formado por atletas de profissão duvidosa e que o estádio não supria as condições necessárias.
Como solução para a situação e entrada do time cruzmaltino na liga, foi solicitada a exclusão de 12 jogadores, todos negros e operários. Frente a este cenário, o até então presidente do Gigante da Colina, Augusto Prestes, mostrou sua completa indignação a situação discriminatória e por meio de um ofício, que viria a ser conhecido como a Resposta Histórica, comunicou a desistência de fazer parte da Liga bem como seu suporte incondicional aos jogadores e afiliados.
Confira a Resposta Histórica:
Com o posicionamento muito bem definido contra a discriminação, no dia 7 de abril de 1924, o Vasco criou um divisor de águas que impactaria a história do futebol carioca e brasileiro.
Quem foram os camisas negras?
Os camisas negras foram o elenco de 1923, responsáveis pela vitória do primeiro título do Campeonato Carioca da história do Vasco. Eles vestiam um manto preto, com a gola branca e a Cruz de Malta vermelha estampada do lado esquerdo do peito — uniforme que derivou o nome da equipe campeã.
Impactos e importância da Resposta Histórica do Vasco
A Resposta Histórica deu o primeiro passo para uma nova era no futebol brasileiro e abriu os caminhos da maior parte dos ídolos que temos no esporte hoje em dia. O Brasil, que é vasto em cultura e diversidade, não poderia ter como pilar qualquer tipo de discriminação e, posicionar-se contra essa conduta, foi uma atitude revolucionária do Vasco da Gama.
Há um século, o Gigante da Colina fazia história na luta contra a segregação social e racial no país e os camisas negras se tornaram figuras marcantes na criação do país do futebol.
Fonte: Acervo Vasco da Gama