Dezembro 2023 | Cartão de Crédito

O que é o CVV do cartão e como protegê-lo?

Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda o que é o CVV do cartão e a importância de mantê-lo seguro durante as suas compras

O uso seguro dos cartões de crédito é uma preocupação fundamental em meio à era digital. Com o aumento das compras online, cresce também a preocupação em realizá-las de forma segura. 

Neste contexto, é fundamental conhecer melhor sobre o CVV do cartão. Neste conteúdo, você vai aprender o que é o CVV, como encontrá-lo em seu cartão e, mais importante ainda, adotar práticas eficazes para protegê-lo contra possíveis ameaças.

O que é CVV do cartão
 

Você já reparou em um código de 3 ou 4 dígitos que, geralmente, fica atrás do seu cartão de crédito? Esse é o CVV, um código utilizado para garantir a segurança do seu cartão durante as compras. No caso de transações online, ele substitui a senha, fazendo com que pagamentos ocorram de maneira mais segura, evitando fraudes ou roubo de informações. 
 

O que significa CVV do cartão
 

CVV é a sigla para Card Verification Value, que significa Valor de Verificação de Cartão em português. No Brasil, você também poderá encontrá-lo pelo nome de Código de Verificação de Cartão e outras nomenclaturas de acordo com o banco que emitiu o cartão ou sua bandeira. 

Veja as siglas mais comuns:

●    V-CODE ou V CODE;
●    CVC;
●    CID; 
●    CVD; 
●    CCV.

Como saber o CVV do cartão?
 

No caso de cartões físicos, é possível encontrar o CVV na parte de trás. A maioria possui 3 dígitos e geralmente está próximo às informações de validade do cartão.  Em caso de cartões virtuais, é possível encontrar os dados do CVV no aplicativo do banco seguindo o passo a passo adequado para cada instituição. 
 

Como proteger o CVV do cartão?
 

É preciso tomar cuidado ao utilizar o cartão de crédito em lojas físicas ou virtuais, por isso, siga essas dicas para proteger o CVV do seu cartão: 
 

  • - Fique atento 

Nunca deixe seu cartão na mão de terceiros ou fora do seu campo de visão. Pessoas mal-intencionadas podem copiar os dados do seu cartão em momentos de distração, por conta disso, preste bastante atenção e evite entregar o cartão na mão de desconhecidos. 
 

- Proteja suas informações
Nunca envie foto do cartão para terceiros. Não exponha informações pessoais para terceiros. Nada garante que outras pessoas não poderão ter acesso aos dados do seu cartão.

- Compre em sites confiáveis 
Uma boa maneira de verificar a confiabilidade de alguma loja é por meio de plataformas como o Reclame Aqui. Além disso, verifique se ao lado do endereço da barra de pesquisa existe a imagem de um cadeado, se o site não possui erros de digitação ou logotipos de cores diferentes do padrão da marca. 

- Utilize um cartão virtual 
Utilizando cartões virtuais você protege o CVV do seu cartão físico e evita golpes como a clonagem de cartão. Por se tratar de uma versão virtual, o cartão digital possui um CVV diferente do físico e tem opções de exclusão e troca mais ágeis em caso de fraude.