Janeiro 2022 | Educação Financeira

4 dicas para lidar melhor com seu dinheiro

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Você já decidiu que vai sair das dívidas e melhorar suas finanças pessoais, mas, em pouco tempo, a história se repete e você está de novo com a corda no pescoço. Se identificou? Então essas dicas são pra você!

Confira 4 dicas para melhorar seu relacionamento com o dinheiro em 2022:

Educação Financeira: o primeiro passo 

 

Lidar melhor com o dinheiro, vai muito além de uma lista de regras; mas está diretamente ligada a  uma mudança de postura sobre como tomar decisões, analisando riscos e oportunidades. Essa consciência ajuda a ter uma vida financeira saudável no presente e futuro.

A palavra-chave aqui é ter atitude. Você precisa compreender que suas ações vão impactar no seu orçamento. Por isso, é preciso adotar um consumo consciente e planejar investimentos. Não se trata apenas de sair do endividamento e pagar as contas, mas realmente ter uma vida financeira saudável:

1) Planejamento financeiro

 

Liste todas as suas receitas e despesas. As fixas, que têm o mesmo valor todo mês, como de colégios, e as variáveis, que mudam conforme o consumo, como de luz. 

2) Independência financeira

 

Coloque em prática os pilares gastar menos, ganhar mais e investir melhor. Esse processo deve ser revisto todos os meses para alcançar resultados.

3) Investimento

 

Defina o percentual da renda para investimentos e escolha o melhor para o seu perfil. Qualquer pessoa pode investir. Existem ótimas opções para quem é avesso ao risco.

4) Reserva de emergência

 

Ao quitar suas dívidas, crie um fundo para imprevistos; esta é a chamada reserva de emergência. O ideal é ter recursos para se manter por 4 meses, em aplicações com liquidez diária, ou seja, que possam ser resgatadas quando precisar.

Planeje, invista e poupe. Busque mais conhecimentos sobre educação financeira acompanhando nosso blog e colha os frutos de finanças pessoais bem administradas.