Abril 2020 | Educação Financeira

Você sabe o que é score de crédito?

Tempo de leitura: 1 minuto

Precisou de um financiamento ou de um empréstimo e descobriu que, para seu CPF, os juros estão altos? O motivo pode ser seu score de crédito. 

O score de crédito trata-se de um sistema de pontuação que classifica os consumidores em categorias. Essas categorias referem-se à capacidade de pagamento de suas contas.

O score varia de 0 a 1000 pontos e serve de termômetro para reputação financeira, ou seja, quanto maior a pontuação do consumidor, melhor pagador ele aparenta ser!

Confira a pontuação de cada categoria do score:

Quais fatores são considerados na pontuação do score?

Entre os fatores que contribuem para o aumento ou baixa do score, estão:

Histórico de pagamentos. Se suas contas antigas foram pagas dentro do prazo, o seu histórico de pagamento é positivo. Do contrário, haverá uma baixa no score.

Valores devidos. O valor total de crédito/empréstimos que você está utilizando, em comparação com o limite total disponível contribui para a pontuação do seu score. Se você usa uma boa parte do seu limite oferecido, e faz o  pagamento dentro do prazo estabelecido, este índice favorece o aumento do seu score.

Duração do histórico de crédito. O período que você tem crédito e a frequência que solicita novas opções, como cartões de crédito, por exemplo, também são fatores capazes de contabilizar pontos ou subtraí-los. 

Como descobrir o score?

Existem diferentes empresas de score no Brasil, ou seja, companhias que monitoram a capacidade de pagamento do consumidor por meio do seu CPF, de forma gratuita. Para encontrar, basta fazer uma rápida pesquisa na internet, cadastrar o seu CPF e aguardar a verificação.