Como simular e comparar empréstimos antes de contratar
Tempo de leitura: 7 minutos
Aprenda a simular e comparar empréstimos antes de contratar. Siga o passo a passo e faça escolhas seguras!
Simular e comparar empréstimos é uma estratégia importante antes de contratar. Afinal, cada instituição financeira pode ofertar condições diferentes, e que podem ser ou não as mais vantajosas para o seu perfil.
Quer saber como fazer a simulação e a comparação de empréstimos para você obter a melhor proposta de forma segura? Acompanhe as informações a seguir e faça a contratação com transparência.
Por que simular e comparar empréstimos é importante?
Quem está no sufoco com as finanças costuma buscar crédito junto aos bancos, no entanto, antes de contratar a primeira proposta que aparecer, é importante avaliar se o produto oferecido, de fato, oferece as melhores condições para o seu perfil.
Hoje existem muitos tipos de empréstimos que se diferenciam das opções tradicionais do mercado. Dentre elas, estão o consignado privado para quem trabalha CLT, o consignado para beneficiários do INSS, e também a antecipação do FGTS, que são três formas de contratar crédito de forma mais acessível.
Então é preciso analisar todas as propostas em detalhes e fazer simulações com base na sua realidade para saber qual o empréstimo que mais compensa.
O objetivo é evitar que você se precipite ao contratar um empréstimo que pode gerar endividamento. Além disso, quando você faz a simulação pode se programar melhor para ter um controle financeiro após a contratação.
Passo a passo para simular empréstimos
O simulador de empréstimos é uma ferramenta grátis e online que permite colocar o valor que você pretende contratar e o número de parcelas e, a partir disso, entender todas as condições do empréstimo, como prazo, valor da parcela, juros e custo total.
No Banco Bmg, esse processo é muito simples e você pode fazer quantas vezes quiser e para qualquer tipo de empréstimo. Veja um guia prático para cada opção de crédito.
Trabalhadores com carteira assinada (CLT)
Quem trabalha como CLT pode fazer o empréstimo consignado CLT. A simulação desse tipo crédito acontece da seguinte forma:
• Acesse o simulador do consignado diretamente no WhatsApp
• Envie a pré-mensagem, insira seu CPF e autorize a consulta
• Avalie a proposta que for enviada para você
• Se estiver de acordo, aceite o termo continue a contratação – que estará sujeita à análise de crédito
Beneficiários do INSS
Os beneficiários do INSS, como aposentados, pensionistas e aqueles que recebem BPC/LOAS, podem fazer o empréstimo consignado. Utilize o simulador abaixo:
Empréstimo usando o FGTS
O empréstimo FGTS é a possibilidade de você antecipar as parcelas do seu saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço de uma só vez. Assim, se você tem saldo e está dentro das exigências, pode solicitar o crédito.
Uma das vantagens dessa modalidade é o fato de não comprometer o orçamento mensal, uma vez que o pagamento das parcelas ocorre diretamente do FGTS
Para simular, basta entrar em contato pelo WhatsApp do Banco Bmg e seguir o passo a passo. Todo o processo é simples e seguro.
O que observar ao comparar diferentes empréstimos?
Dependendo do perfil, você pode estar qualificado para mais de uma opção de crédito, e para escolher a melhor proposta, avalie, especialmente:
• Prazo do contrato
• Valor das parcelas
• Taxa de juros
• Custo efetivo total (CET), que inclui taxa de juros, tarifas, impostos e outros gastos
Ao analisar cada um desses fatores, você pode encontrar a oferta que mais combina com o que você busca.
Dependendo da modalidade de crédito podem existir pontos próprios, que também demandam sua atenção. No caso dos empréstimos consignados, estar sem margem consignável é um fator de reprovação e que já indicam, de pronto, que a sua capacidade de arcar de forma saudável com as parcelas é baixa.
Nesse caso, o empréstimo do FGTS talvez seja uma boa alternativa, visto que os critérios de análise são outros e o valor das prestações é descontado diretamente do fundo, não gerando parcelas mensais de pagamento.
Avalie se instituição financeira está cadastrada no Banco Central
Um ponto importante é verificar se o banco responsável pela liberação do crédito é uma instituição séria e está autorizado pelo Banco Central (BC) para oferecer empréstimos. Para fazer essa checagem, você pode consultar diretamente o site do BC.
Essa é uma prática simples e que garante que você não estará sujeito a golpes.
Faça escolhas seguras e conscientes
Realizar empréstimo é uma estratégia para quem precisa de um apoio financeiro, mas é uma decisão muito séria, já que escolhas ruins podem afetar a sua saúde financeira.
Por isso, escolha sempre instituições sérias, reconhecidas no mercado e que ofereçam simulações rápidas e grátis. Com isso, você fica sabendo exatamente como as parcelas vão impactar seu orçamento e por quanto tempo.
Conheça os empréstimos do Banco Bmg e simule sem compromisso antes de contratar.