| Atualizado em

Selic inalterada: saiba qual é a perspectiva para 2026

Tempo de leitura: 1 minuto

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros inalterada em 15,00% ao ano na reunião de julho de 2025, como amplamente antecipado pelos agentes. 

A decisão, como nós economistas costumamos falar, foi um “não evento”: a manutenção era altamente provável e não se antecipava nenhuma alteração significativa na comunicação. 

De fato, essas expectativas foram confirmadas e o documento divulgado não trouxe grandes novidades. O comunicado mencionou a desaceleração da atividade econômica, mas a manutenção da resiliência do mercado de trabalho. 

Inclusive, o IBGE divulgou na quinta-feira, dia 31 de julho, a taxa de desemprego de junho de 2025, que ficou em 5,8% (menor taxa da série histórica). 

Além disso, o documento mencionou também as incertezas em relação aos efeitos das políticas comerciais impostas pelos Estados Unidos. 

No geral, o comunicado divulgado após a decisão reforça nossa percepção de manutenção da taxa Selic no atual patamar por um período bastante prolongado. 

Caso nossas projeções se mostrem corretas nos próximos meses, acreditamos que o BC poderá voltar a cortar as taxas de juros no início de 2026.

flavio-serrano-economista-chefe-do-banco-bmg.webp

Flávio Serrano