Maio 2024 | Educação Financeira

Revisão da vida toda: é possível solicitar em 2024?

Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda o que é a revisão da vida toda, como funciona e se ainda é possível solicitar em 2024 após decisão do STF

A revisão da vida toda é uma tese aprovada em 2022 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e tem como objetivo a realização de um novo cálculo da aposentadoria para beneficiários que cumprirem os requisitos. 

Com a revisão da vida toda, seria possível aumentar o benefício do INSS em algumas situações.  No entanto, em 2024 o STF decidiu derrubar a tese da ao analisar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) relacionada ao fator previdenciário.
 

Saiba mais sobre o assunto e as últimas notícias sobre o tema. 

O que é revisão da vida toda?
 

A revisão da vida toda é um direito aos aposentados e pensionistas do INSS  de fazer um novo cálculo da aposentadoria considerando a média de todos os salários de contribuição ao longo da vida do beneficiário.


Essa tese é uma tentativa de reparar os prejuízos causados pela regra de transição de 1999 que determinou a desconsideração de contribuições ocorridas antes do Plano Real. 

Como funciona a revisão da vida toda?
 

A revisão da vida toda é solicitada na forma de uma ação judicial. Seu objetivo é incluir os salários de contribuições que aconteceram antes de julho de 1994 (momento determinado pela regra de transição), fazendo com que o cálculo do valor da aposentadoria seja refeito para aumentar a renda mensal do beneficiário.  
 

Para a entrada da ação judicial assim como o cálculo da revisão é importante o apoio de um especialista, sendo geralmente um advogado que tenha ênfase em direito previdenciário.

Qual foi a decisão do STF sobre a revisão da vida toda? 


No dia 21 de março de 2024, o Supremo Tribunal Federal (STF), após analisar duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI’s), decidiu que os segurados não poderiam mais escolher o regime que mais beneficiaria suas aposentadorias do INSS.
 

Em outras palavras, a decisão impossibilitou os aposentados de solicitarem a Revisão da Vida Toda, afetando todos que aguardavam uma revisão no valor de seu benefício. 

Como é o cálculo da revisão da vida toda? 
 

Para realizar o cálculo da revisão da vida toda era necessário fazer a conversão para o Real. Com os valores convertidos de acordo com os índices de cada época, era calculada a média dos 80% maiores salários de toda a vida do beneficiário.
 

Quais os requisitos para a revisão da vida toda? 
 

Para fazer o requerimento de revisão da vida toda a pessoa precisaria cumprir os seguintes requisitos:
 

- Ter se aposentado antes da regra de transição;
- Não ter ultrapassado 10 anos desde o primeiro recebimento da aposentadoria;
- Ter salários de contribuição anteriores ao mês de julho de 1994;
- Ter realizado o cálculo para saber se realmente possui o direito de entrar com a ação de revisão. 

Revisão da vida toda: ainda é possível solicitar?
 

Após a decisão do STF, as solicitações para a revisão da vida toda em 2024 estão pausadas. Ainda existe possibilidade desta decisão ser revista no futuro, mas é necessário aguardar as próximas notícias sobre o tema. 


Leia também :
» O que é INSS?
»
Como solicitar a aposentadoria pelo INSS?
»
Como declarar empréstimo consignado no IR?