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Cartão consignado Bmg: tudo o que você precisa saber

Tempo de leitura: 21 minutos

Leia a cartilha e veja todas as informações sobre o cartão consignado Bmg: o que é, como funciona o limite, como contratar e muito mais! 
 

De acordo com dados do Ministério da Previdência Social e do INSS, existiam mais de 10,2 milhões de cartões consignados em circulação no Brasil até o final de 2024. Já o número de contratos ativos do cartão consignado benefício ultrapassava a casa dos 5 milhões. 

Devido à sua praticidade no dia a dia, muitos aposentados, pensionistas e titulares de benefícios sociais utilizam o crédito consignado como um aliado na hora de fazer compras – assim como os servidores públicos. 

Para saber todos os detalhes de como usar o cartão de crédito consignado Bmg, preparamos uma cartilha para você! Leia abaixo e entenda. 

O que é o cartão de crédito consignado Bmg?

O cartão de crédito consignado Bmg é um cartão exclusivo para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bem como servidores públicos cujos empregadores tenham convênio firmado com o Banco Bmg. 

Esse tipo de cartão oferece vantagens como zero anuidade, descontos em farmácias e taxas de juros mais baixas que as dos cartões tradicionais (até 4x menor, quando comparado aos cartões convencionais).​ Em alguns convênios específicos, como INSS (cartão de crédito consignado e cartão de crédito consignado benefício) e SIAPE (cartão de crédito consignado benefício), o cartão também conta com seguro de vida gratuito.

O valor mínimo da fatura é descontado automaticamente da sua folha de pagamento, evitando que você fique em atraso. Enquanto isso, o valor restante da fatura pode ser pago por meio do boleto que acompanha a própria fatura.​ 

A principal funcionalidade do cartão de crédito consignado Bmg é o pagamento de compras online e em lojas físicas, à vista ou de forma parcelada, no Brasil e exterior. 

Além das compras, você pode utilizar parte do limite de crédito do seu cartão para realizar saques em dinheiro.​ 

O saque poderá ter cobrança de tarifa e o valor sacado sofrerá a incidência de encargos previamente informados. O valor sacado, acrescido dos encargos incidentes, será lançado para pagamento na próxima fatura do seu cartão. Condições específicas para INSS. Para saber quais as suas, consulte sua fonte pagadora.

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É sempre importante verificar as regras do seu convênio para conferir as funcionalidades disponíveis. 

Diferenças entre cartão consignado Bmg e outros cartões

Características Cartão consignado Outros cartões
Crédito para negativado Sim Não
Anuidade Não Sim
Tarifa de saque Somente saque em caixa eletrônico do Banco24Horas Até R$ 25
Multa por atraso Não Sim
Valor do limite Até 1,6% do benefício % salário
Limite de saque Até 70% do limite total Apenas limite emergencial
Desconto em folha Sim Não
Prazo para pagamento de compras Até 45 dias Até 35 dias
Seguro de vida gratuito Sim Não

Ainda não tem o cartão consignado Bmg? Clique no botão abaixo e peça o seu! 

*Condições específicas para INSS. Para saber quais as suas, consulte sua fonte pagadora

Conheça seu cartão de crédito consignado Bmg

No geral, existem várias informações no plástico de um cartão de crédito. Mas você sabe o que significa cada dado? 

Confira abaixo os detalhes do cartão consignado Bmg: 

Como funciona o limite do cartão consignado?

O limite dos cartões consignados nada mais é do que o valor máximo disponível para compras e saques com o cartão. 

Ele é definido com base na sua margem consignável, ou seja, na parte do seu benefício ou salário que pode ser comprometida com o pagamento da fatura. 

Atualmente, a margem para o cartão consignado é de 5% do benefício ou salário. Na prática, isso quer dizer que o valor do desconto automático na fatura não pode ultrapassar esse percentual, o que garante que a parcela caiba no seu orçamento*.

*Condições específicas para INSS. Para saber quais as suas, consulte sua fonte pagadora.

Como o limite do cartão consignado é calculado?

Vale lembrar que o limite do cartão consignado é calculado de forma diferente dos cartões tradicionais, já que o pagamento mínimo da fatura ocorre automaticamente, ou seja: existe um repasse do valor do benefício previdenciário ou salário para quitar parte da fatura. 

Esse limite é definido com base na sua renda e na reserva da margem consignável, garantindo que o valor descontado mensalmente não ultrapasse 5% do seu benefício.​ 

No Bmg, o limite do cartão consignado pode chegar até 1,6x o valor do seu benefício*. 

*Condições específicas para INSS. Para saber quais as suas, consulte sua fonte pagadora.

É possível sacar parte do limite do cartão consignado?

Sim, com o cartão consignado Bmg, você pode sacar até 70% do limite disponível. 

O limite do cartão consignado pode aumentar?

Se houver reajuste no benefício ou aumento na renda, seu limite pode ser ampliado, dependendo da análise de crédito. 

Como contratar o cartão de crédito consignado Bmg?

Aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos podem aproveitar todas as vantagens do cartão consignado Bmg: 

• Sem anuidade 
• Juros mais baixos 
• Desconto direto na folha de pagamento 

Confira o passo a passo para contratar seu cartão no Banco Bmg: 

Aplicativo Bmg

• Baixe o app do Bmg e crie sua conta 
• Depois disso, acesse a plataforma e selecione a opção “Crédito” (menu inferior) 
• Escolha a opção “Cartão de crédito consignado” 
• Toque em “pedir cartão consignado” e siga as instruções 

Site Bmg

Clique aqui e preencha o valor do seu benefício no campo ao lado direito 
• Depois clique em “Pedir cartão” 
• Preencha seus dados 
• Por fim, siga as instruções 

Como funciona o envio do cartão consignado Bmg?

Ao contratar seu cartão consignado Bmg, você recebe o plástico em sua casa com rapidez e segurança. 

Após a aprovação da proposta, o cartão é produzido e enviado diretamente para o endereço informado, com todo cuidado para garantir que ele chegue até você o quanto antes. E para deixar tudo ainda mais prático, você acompanha cada etapa pelo app do Bmg.​ 

O aplicativo notifica você sobre a preparação e envio do cartão. Na tela principal do app, as mensagens se atualizam automaticamente conforme o andamento da entrega:​ 

• Cartão em preparação​ 
• Cartão coletado​ 
• Cartão em rota de entrega​ 
• Cartão entregue​ 

O que fazer se o cartão não for entregue?

Caso a entrega não seja concluída, você poderá retirar seu cartão diretamente em uma agência dos Correios. 

Nós enviaremos uma mensagem informando que o cartão está disponível para retirada, junto com o código de rastreio e o endereço da agência indicada.​ 

O prazo para retirada é de 7 dias, a partir da data de chegada na unidade.​ 

Importante: caso não possa comparecer pessoalmente, uma pessoa de sua confiança pode fazer a retirada em seu nome. Basta apresentar:​ 

• Documento de identificação com foto (RG ou CNH) da pessoa que vai retirar o cartão 
• Documento com foto do titular (destinatário) 
• Uma declaração autorizando a retirada assinada pelo titular, contento nome completo, CPF e dados do terceiro autorizado (clique aqui e confira

Como solicitar segunda via do cartão

Para solicitar a segunda via do seu Cartão de Crédito Consignado, siga o passo a passo abaixo:

• Acesse o app do Banco Bmg com seu login e senha;
• No menu inferior, toque em Cartões;
• Toque em "Mais opções" e depois "perda e roubo";
• Siga as instruções para solicitar a 2ª via do cartão.

O que fazer em caso de perda ou roubo do cartão? 
 

Se você perdeu o cartão ou sofreu um roubo/furto, não se preocupe: é possível resolver de forma rápida e segura. O bloqueio pode ser feito diretamente no aplicativo Bmg, de maneira simples, seguindo o passo a passo abaixo:
 

1. Acesse o app do Banco Bmg usando seu usuário e senha. 
2. No menu inferior, toque em "Cartões."
3. Selecione "Mais opções".
4. Toque em "Perda ou roubo".
5. Escolha o cartão que deseja bloquear e confirme digitando sua senha eletrônica.
6. Pronto! O cartão físico será cancelado e uma nova via será enviada para você.

Caso prefira, também é possível solicitar o bloqueio por meio da nossa Central de Atendimento, ligando para o número 0800 770 1790 ou pelo WhatsApp do Bmg (11) 4002 7007.

Como desbloquear o cartão consignado Bmg?

Depois que o cartão de crédito consignado Bmg chega à sua casa, você precisa desbloqueá-lo em poucos passos direto no aplicativo do banco. Confira abaixo: 

• Baixe o app do Bmg 
• Em seguida, toque em “Entrar” e siga as instruções para criar sua senha 
• Acesse o aplicativo com a senha cadastrada e, depois, ative o token de segurança 
• Na tela principal do app, acesse o menu “Cartões” 
• Depois disso, aperte o botão “Desbloquear o cartão” 
• Agora informe o código de segurança (CVV), que fica localizado no verso do cartão 
• Cadastre uma nova senha para o seu cartão 
• Pronto! Agora você já pode aproveitar todos os benefícios do seu cartão consignado 

Confira como ter acesso completo às funcionalidades do cartão pelo app Bmg

Com o app Bmg, você pode acessar todas as funcionalidades do seu cartão consignado. Veja abaixo: 

Desbloquear o cartão: ative seu cartão físico com facilidade, direto pelo aplicativo, e sem precisar ligar na central 
Ver faturas: acompanhe todas as suas compras e consulte o valor da sua fatura sempre que quiser 
Pagar fatura: gere o boleto ou copie o código para pagar sua fatura pelo seu banco de preferência 
Vencimento da fatura: consulte a data de vencimento da sua fatura e organize melhor o seu pagamento 
Cartão virtual: faça compras online com mais segurança usando o cartão virtual 
Solicitar segunda via: perdeu o cartão? Peça uma nova via de forma rápida e sem complicação 

Como ler a fatura do cartão de crédito consignado?

Entender a fatura é essencial para acompanhar os gastos e manter as finanças organizadas. ​ 

Veja o que cada parte significa:​ 

Resumo

Na primeira parte da sua fatura do cartão de crédito consignado, você encontrará informações sobre os seus limites, o desconto previsto em folha/valor mínimo, o saldo da sua fatura anterior e o valor total em compras da sua fatura atual. Além disso, todas as opções de pagamento disponíveis para você.​ 

Total da fatura: este é o valor total da sua fatura no mês, ou seja, tudo o que você gastou com o cartão (compras, saques e encargos)
Desconto previsto em folha/valor mínimo: é o valor que será descontado diretamente do seu benefício ou salário
Valor restante a pagar: é a diferença do valor total da fatura menos o valor do pagamento mínimo que será descontado da folha de pagamento
Vencimento: esta é data limite para pagamento do saldo devedor restante de sua fatura
Limite total: é o valor máximo que você pode gastar com o cartão, somando compras e saques
Limite utilizado: é a parte do seu limite que já foi usada, seja com compras, saques ou encargos
Limite disponível: é quanto ainda está livre para você usar no cartão
Limite de saque: é a parte do seu limite total que está disponível para fazer saques em dinheiro

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Opções de pagamento

Nesta área, você encontra as formas de pagamento disponíveis para a sua fatura:​ 

​1. Pagar valor restante da fatura: é o valor que sobra após o desconto em folha. Pagando esse valor até o vencimento, você quita totalmente a fatura do mês e evita cobranças de encargos.​ 

​2. Pagar um valor menor que o saldo devedor restante: se preferir, você pode pagar um valor menor. Nesse caso, o restante pode ser parcelado ou financiado, dependendo das regras da sua fonte pagadora. Esse tipo de pagamento gera encargos. 

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Lançamentos

É a lista de todos os gastos feitos no seu cartão naquele mês, como compras, saques, tarifas, encargos e eventuais pagamentos.​ 

Assim, você vê exatamente onde e como usou seu cartão. 

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Detalhamento das operações de crédito contratadas

Aqui ficam descritas as operações de financiamento do cartão ativa, como o parcelamento de fatura e o saque parcelado. Você consegue acompanhar a evolução da dívida de uma forma mais clara e simples.​

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Total a pagar das próximas faturas

É o valor total que ainda falta pagar de operações parceladas ou financiadas feitas anteriormente. Isso inclui parcelas de compras ou saques que você já fez e ainda está pagando mês a mês.

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Demais encargos que poderão ser cobrados

São as cobranças que podem aparecer caso não pague o valor total até a data de vencimento. 

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Aviso importante

Aqui você encontra informações importantes e exclusivas sobre a sua fatura. Sempre que recebê-la, verifique este campo.

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Canais de atendimento

Aqui você tem acesso aos números dos canais de atendimento oficiais do Bmg. ​ 

Ligue, envie uma mensagem ou escaneie o QR code com o seu celular para falar com o nosso time. 

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Boleto para pagamento

É a forma de pagar o valor restante da sua fatura. ​ 

O pagamento pode ser feito pelo app Bmg ou pelo aplicativo de outros bancos, utilizando o código de barras. ​ 

Além disso, é possível realizar o pagamento em outras instituições, como casas lotéricas. 

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Uso consciente do cartão de crédito consignado

O cartão de crédito é uma opção que te permite fazer pagamentos à vista ou parcelados em vários estabelecimentos comerciais. ​ 

Dependendo da data de compra, você terá um prazo de até 45 dias para efetuar o pagamento da sua fatura.​ 

Todos os pagamentos realizados com o seu cartão consignado serão cobrados em uma fatura, que você poderá receber via e-mail, canais digitais do Bmg (aplicativo ou WhatsApp) ou até receber em sua residência, conforme seja a sua escolha. ​ 

Por se tratar de um cartão de crédito consignado, sempre haverá desconto do valor mínimo da fatura automaticamente em sua folha de pagamento. Por isso, sempre que possível, efetue o pagamento integral do restante do valor de sua fatura para evitar a cobrança de juros.​ 

Antes de utilizar o cartão, não se esqueça de refazer seu orçamento doméstico. Lembre-se que sua renda mensal será menor após o desconto do valor mínimo da fatura.

Canais de atendimento para o seu cartão consignado Bmg

Confira a seguir quais são os canais oficiais de atendimento do Banco Bmg para você tirar alguma dúvida ou solicitar algum serviço relacionado ao seu cartão consignado: 

WhatsApp Bmg

Para atendimento, limites, rastreio, saldo da conta e segunda via do cartão, envie mensagem para nosso WhatsApp: (11) 4002 7007

Central de relacionamento

4002 7007: para ligações via celular 
0800 770 1790: para ligações via telefone fixo 

A central de relacionamento funciona 24h, todos os dias. 

Atendimento acessível em libras

Clique aqui e acesse nossa página de atendimento em libras. 

O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados. 

Central de cobranças

• 0800 286 3636 

Portal de negociação

Clique aqui e confira nosso portal de negociação 

SAC (serviço de atendimento ao cliente)

• 0800 979 9099 

O horário de atendimento do SAC funciona 24h, todos os dias. 

Ouvidoria

• 0800 723 2044 

O funcionamento da ouvidoria é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto feriados. 

Glossário Bmg

Anuidade: é a cobrança pelo uso do cartão de crédito
Averbação: uma etapa importante para liberar o cartão de crédito consignado. Ela é a autorização feito pelo órgão pagador (como o INSS) para permitir que o desconto das parcelas seja feito no seu benefício ou salário
Bandeira: empresa responsável por processar as comparas feitas com o seu cartão de crédito. Ela também determina onde o cartão pode ser aceito, tanto no Brasil quanto no exterior
Cartão de crédito: um meio de pagamento eletrônico que permite fazer compras nos estabelecimentos credenciados, realizar saques de dinheiro em equipamentos eletrônico habilitados com quitação por meio de fatura mensal
Cartão de crédito consignado: funciona com um cartão comum, mas o valor mínimo da fatura é descontado direto do salário ou benefício do cliente
Chip do cartão: é um componente eletrônico que protege os dados do usuário e torna as transações mais seguras, dificultando fraudes
Código de segurança do cartão: número de três dígitos, localizado sempre no verso do cartão de crédito. Esse código é indispensável para compras realizadas via internet
Comprovante de transação: documento emitido quando é realizada uma transação com o cartão, contendo informações como valor, data e local da transação. Pode ser impressa no ato da utilização do cartão
Encargos: custos adicionais cobrados em caso de atraso ou pagamento parcial da fatura, como juros, multa e IOF
Estorno: devolução de um valor cobrando no cartão, geralmente por erro, cancelamento de compra ou cobrança indevida
Fatura: documento mensal que apresenta o resumo das compras feitas com o cartão, incluindo o valor total, desconto previsto no benefício e data de vencimento para pagamento
Formalização: etapa em que o cliente confirma oficialmente a contratação do cartão de crédito consignado e/ou do saque. Essa confirmação pode ser feita por assinatura física ou digital
• ​Margem consignável: desconto máximo mensal permitido na folha de pagamento do cliente
Reserva de margem (RMC): valor reservado na folha de pagamento para garantir o desconto da fatura mínima do cartão de crédito consignado
Rotativo: é uma forma de crédito oferecida ao consumidor quando é paga uma quantia menor que o valor integral
Taxa: valor cobrado pela utilização de um serviço ou crédito
Tarifa: valor fixo cobrado por serviços específicos relacionados ao cartão, como segunda via
Titular do cartão: pessoa responsável legal pelo cartão e pelas operações realizadas com ele
Transação: operação realizada com o cartão, como compras (crédito ou débito) e saques. O valor das transações é lançado na fatura do cartão para pagamento no vencimento