Setembro 2020 | Cartão de Crédito Consignado

Cartilha Cartão de Crédito Consignado: tudo o que você precisa saber

Tempo de leitura: 14 minutos

Nesta cartilha, você terá acesso a todas as informações sobre o cartão de crédito consignado Bmg e como usá-lo de forma consciente.

 

O que é o cartão de crédito consignado Bmg?

 

O cartão de crédito consignado Bmg é um cartão exclusivo para aposentados e pensionistas do INSS, bem como Servidores Públicos cujos empregadores tenham convênio firmado com o Banco Bmg, sem anuidade, com taxas de juros muito mais baixas do que um cartão de crédito comum. 

O valor mínimo da fatura é descontado automaticamente da sua folha de pagamento, evitando que você fique em atraso. Você pode pagar o valor restante da fatura por meio do boleto que acompanha a própria fatura.

A principal funcionalidade do cartão de crédito consignado Bmg é o pagamento de compras, à vista ou de forma parcelada, no Brasil e exterior. Além das compras, você pode utilizar parte do limite de crédito do seu cartão para realizar saques em dinheiro em um caixa eletrônico ou mediante transferência para conta corrente previamente cadastrada.

O saque poderá sujeitar-se à cobrança de tarifa e o valor sacado sofrerá a incidência de encargos, previamente informados. O valor sacado, acrescido dos encargos incidentes, será lançado para pagamento na próxima fatura do seu cartão.

É sempre importante verificar as regras do seu convênio para conferir as funcionalidades disponíveis!

Taxas e tarifas 

 

Você sabia que não cobramos qualquer valor para a emissão do seu cartão de crédito consignado Bmg e que não há anuidade? Além de ser gratuito, o cartão consignado Bmg ainda tem uma das melhores taxas de juros do mercado: até 4x menor, quando comparado aos cartões convencionais. Confira um breve comparativo:

Comparativo Bmg Card

 

O cartão de crédito consignado Bmg é o cartão ideal para usar no dia a dia ou quando surgir algum imprevisto. Por tratar-se de um cartão de crédito consignado, o pagamento do valor mínimo da fatura é descontado em folha de pagamento, evitando que você fique em atraso e que pague juros e multa por essa razão.

Mas, atenção, se você não pagar o valor restante da fatura até o seu vencimento, serão cobrados encargos sobre o saldo residual, previamente informados na fatura.

Algumas transações disponíveis no cartão consignado estão sujeitas à cobrança de tarifas e encargos, que serão informadas a você antes da realização. Fique atento!

Conheça seu cartão de crédito consignado

 

Você sabe o que significa cada uma das informações que constam no seu cartão de crédito consignado Bmg? Vamos te ajudar nessa! 

Bmg Card 1

Bmg Card 2

 

Como ler a fatura do meu cartão de crédito consignado?

 

Ih, chegou a hora de pagar a fatura? Sem desespero! Todas as faturas estão disponíveis no Internet Banking: www.bancobmg.com.br ou no app (você pode baixar no Google Play ou na Apple Store), mesmo que tenham sido enviadas ao seu endereço. Nesses canais, você encontra uma série de serviços como: visualização da fatura, fatura online, consulta do saldo, limite disponível e o melhor dia de compra.

Aprenda a ler cada item da sua fatura: (nome do cliente e dados financeiros fictícios)

Fatura 1

Fatura 2

Fatura 3

Como funciona o desconto do valor mínimo no cartão consignado?

 

Assim como os cartões de crédito convencionais, quando utilizado para compras e/ou saques, o cartão de crédito consignado Bmg tem todos gastos discriminados numa fatura, com a indicação do valor mínimo a ser pago. A diferença entre eles é que: no cartão de crédito consignado, o valor mínimo é descontado na sua folha de pagamento automaticamente, a partir da margem consignada do seu cartão.

Mas o que é a margem consignada?

 

Margem consignada é a porcentagem do seu salário ou benefício que pode ser comprometido para pagamento de um contrato de empréstimo ou até mesmo valor mínimo de sua fatura.

O valor residual pode ser pago por você em toda rede bancária. Basta ter em mãos a fatura que é emitida pelo banco e encaminhada mensalmente para a sua residência ou para o seu e-mail. Você também pode consultar o código de barras da fatura disponível no app. 

Como realizar saques? 

 

Apareceu aquela despesa inesperada e a grana está mais curta este mês? Com o cartão de crédito consignado você pode sacar até 70% do valor do limite de crédito do seu cartão consignado. Você pode optar por isso no ato da contratação ou realizar o saque quando precisar em um dos caixas eletrônicos da rede 24Horas (são mais de 23 mil caixas espalhados por todo o país). 

O saque poderá sujeitar-se à cobrança de tarifa e o valor sacado sofrerá a incidência de encargos, previamente informados. O valor sacado, acrescido dos encargos incidentes, será lançado, para o fim de pagamento, na sua próxima fatura do cartão.

É sempre importante verificar as regras do seu convênio para conferir as funcionalidades disponíveis!

Funcionalidade de Compra

 

Ter um cartão de crédito consignado completo é pra você? Pois o cartão de crédito consignado Bmg é um cartão internacional, aceito em toda a rede Mastercard e com ele você pode fazer compras on-line e em lojas físicas. Literalmente, um cartão completo para todos os momentos.  

Pagamento de boletos e contas com o cartão consignado

 

Além de poder sacar e/ou fazer compras on-line e em milhares de estabelecimentos credenciados à rede Mastercard, você também pode usar o seu cartão de crédito consignado Bmg para pagar boletos e/ou contas de consumo como água, luz e internet.

O pagamento de contas poderá sujeitar-se à cobrança de tarifa e o valor utilizado para essa finalidade sofrerá a incidência de encargos, previamente informados. Esse valor, acrescido dos encargos incidentes, será lançado, para o fim de pagamento, na sua próxima fatura do cartão.

É sempre importante verificar as regras do seu convênio para conferir as funcionalidades disponíveis!

Agilidade e segurança no envio do cartão

 

Não vê a hora de aproveitar todos os benefícios deste cartão incrível? 

É tanta segurança, que você recebe um código de rastreio e para acompanhar a entrega do seu cartão de crédito consignado. E se tiver qualquer tipo de problema, é só contatar nossa Central. 

Serviços da Duda para seu cartão consignado Bmg

 

Aqui no Bmg temos uma Especialista Virtual pronta para te ajudar com o que você precisa.  No site, no app ou até mesmo via WhatsApp, a Duda te ajuda! 

Basta acessar nossos canais ou enviar um “Oi” para o número (11) 4002-7007 e você poderá consultar detalhes da sua fatura e limite, consultar status das suas propostas de cartão ou saque, solicitar o saque complementar e até mesmo enviar documentos que ficaram pendentes no momento do seu atendimento, além é claro, de tirar suas dúvidas!

Acesse nossos canais digitais e conte com a Duda. Ela sempre estará à sua disposição.

Uso consciente do cartão de crédito consignado

 

O cartão de crédito é uma opção que te permite fazer pagamentos à vista ou parcelados em praticamente todos os estabelecimentos comerciais. 

Dependendo da data de compra, você terá um prazo de até 45 dias para efetuar o pagamento da sua fatura.

Todos os pagamentos realizados com o seu cartão consignado serão cobrados em uma fatura, que você poderá receber via e-mail, canais digitais do Bmg – como App, Duda e o Internet Banking ou até receber em sua residência, conforme seja a sua escolha. 

Por tratar-se de um cartão de crédito consignado, sempre haverá desconto do valor mínimo da fatura automaticamente em sua folha de pagamento. Por isso, sempre que possível, efetue o pagamento integral do restante do valor de sua fatura para evitar a cobrança de juros.

Antes de utilizar o cartão, não se esqueça de refazer seu orçamento doméstico. Lembre-se que sua renda mensal será menor após o desconto do valor mínimo da fatura.

Como usar o cartão consignado sem se enrolar?

  •  
  • Evite comprar por impulso;
  • Busque sempre os melhores preços – essa é a melhor forma de encontrar ofertas; 
  • Analise se conseguirá pagar a fatura sem que seu orçamento mensal seja afetado;
  • Antes de fazer uma compra, veja se realmente precisa daquilo;
  • Procure sempre pagar o valor total da fatura. 

 

Glossário Bmg

 

Um Banco que descomplica a linguagem dos cartões? É pra mim!

Termos e palavras complicadas? Chega disso! Pensando em simplificar seu dia a dia e para que você tenha uma relação saudável com seu cartão de crédito consignado, preparamos um Glossário com alguns termos que utilizamos, confira:

Adquirente – É a empresa responsável por capturar, transmitir, processar e liquidar transações financeiras, realizadas por meio de cartões de débito ou crédito, junto à rede de estabelecimentos comerciais por ela credenciados. Por exemplo: Global, Cielo e Getnet;

Anuidade – É a cobrança pelo uso do cartão de crédito;

Averbação – É a aceitação do órgão ou instituição pagadora para autorização do desconto na folha de pagamento. É a reserva do valor da parcela mensal;

Bandeira – Responsável pela comunicação da transação entre o adquirente e o emissor do cartão. São as instituições que autorizam o uso de sua marca e de sua tecnologia por emissores e credenciadoras de estabelecimentos. Por exemplo: Visa, Mastercard, American Express entre outras;

Cartão de Crédito – É um meio de pagamento eletrônico que possibilita o portador adquirir bens e/ou serviços nos estabelecimentos credenciados e realizar saques de dinheiro em equipamentos eletrônicos habilitados;

Cartão de Crédito Consignado – Trata-se de um cartão de crédito com pagamento de parte do saldo devedor da fatura (valor mínimo) mediante desconto automático em folha de pagamento.

Chip do cartão – Dispositivo que armazena informações sobre o portador do cartão e garante a confidencialidade e a segurança em transações realizadas por meio do cartão;

Código de segurança do cartão – O código de segurança é o número de três dígitos, localizado sempre no verso do Cartão de Crédito. Esse código é indispensável para compras realizadas via internet.

Comprovante de Transação – Documento emitido quando é realizada uma transação com o cartão, podendo ser impressa no ato da utilização do cartão ou até mesmo enviada pela internet ao cliente.

Encargos – São as taxas cobradas nas transações realizadas.

Estorno – Transação realizada pelo estabelecimento, a pedido do portador do cartão, para reversão de uma transação de compra realizada no ponto de venda, no mesmo dia.

Fatura – É o documento onde o banco emissor de um cartão de crédito realiza a prestação de contas ao titular deste cartão;

Formalização – É o processo de análise que verifica e valida as informações cadastradas a partir dos documentos apresentados;

Margem Consignável – É o desconto máximo mensal permitido na folha de pagamento do cliente;

Mobile Payment (Captura pelo celular e tablet) – Solução que utiliza o telefone celular como máquina de captura de operação de cartão de crédito ou de débito. É necessário instalar um aplicativo específico no celular ou tablet para realizar a transação de pagamento;

Reserva de margem (RMC) – É como é identificado o desconto do cartão de crédito consignado na folha de pagamento;

Rotativo – É uma forma de crédito oferecida ao consumidor quando é paga uma quantia menor que o valor integral.

Taxa – É o pagamento obrigatório por um serviço. Geralmente é uma forma de tributo

Tarifa – É cobrada quando você utiliza algum tipo de serviço como por exemplo TED ou DOC.  As tarifas geralmente são cobradas diante da utilização de serviços financeiros.

Titular do cartão – Indivíduo o qual um cartão é emitido ou autorizado a usar esse cartão;

Transação – Processo de compra e venda de bens e serviços por meio de cartões de pagamento (crédito ou débito) realizada pelo portador do cartão em estabelecimentos credenciados. O valor das transações é lançado, para o fim de pagamento, na fatura do seu cartão.

Já sabe como desbloquear o seu cartão de crédito consignado?

 

Dá uma olhada:

Como desbloquear o Bmg Card?

Em caso de dúvidas, mande um oi para a DUDA, a nossa assistente virtual, através do WhatsApp (11) 4002 7007.

Boas compras!