Como agendar atendimento no INSS em 2025?
Tempo de leitura: 5 minutos
Precisa agendar atendimento no INSS? Confira o artigo que preparamos e saiba quais são as opções!
A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fechou 2024 com mais de 2 milhões de solicitações por benefícios sociais.
Isso significa que, caso você queira dar entrada em algum benefício ou auxílio previdenciário, é preciso fazer o agendamento prévio.
Continue a leitura abaixo e confira quais são as formas de você entrar em contato com o INSS para agendar seu atendimento.
O que é o INSS?
O INSS é a sigla para Instituto Nacional do Seguro Social, órgão federal que está por trás da Previdência Social brasileira.
Ele surgiu em 1990 após a junção de outros dois institutos (IAPAS e INPS) e tem como objetivo assegurar o pagamento de benefícios sociais, como aposentadoria, pensões e seguro-desemprego para o trabalhador assalariado que é demitido sem justa causa.
Para ter direito aos benefícios e auxílios, é preciso contribuir mensalmente com o INSS por meio de descontos na folha de pagamento. Clique aqui e saiba como funciona.
→ Leia também: Quando será paga a 2ª parcela do 13º dos aposentados?
Qual o horário de atendimento do INSS?
O horário de atendimento presencial da maioria das agências do INSS ocorre das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados ou pontos facultativos.
Já o atendimento do INSS via telefone 135 acontece de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Segundo o Ministério da Previdência Social, ligações feitas por telefones fixo são gratuitas, enquanto as chamadas realizadas por celulares têm custo local.
Como agendar atendimento no INSS?
Existem duas formas de você agendar o atendimento no INSS. Confira abaixo o passo a passo:
Como agendar atendimento no INSS pelo aplicativo?
Para fazer o agendamento via aplicativo Meu INSS, basta seguir as etapas abaixo:
• Acesse o app ou site Meu INSS
• Em seguida, entre no sistema com sua conta gov.br
• Na tela inicial, selecione a opção “Novo pedido”
• Escolha o serviço desejado e siga as instruções para fazer o agendamento
Caso o serviço escolhido tenha a opção de atendimento à distância, você poderá enviar os documentos solicitados por meio do próprio sistema do INSS.
Como agendar atendimento no INSS pelo telefone 135?
Outra forma de agendar o atendimento no INSS é pelo telefone 135. Esse serviço funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Para seguir com o agendamento, basta ligar para o número 135, informar seu CPF e seguir as instruções fornecidas para marcar horário.
→ Leia também: Telefones do INSS: confira os canais de atendimento
Como agendar atendimento no INSS pelo WhatsApp?
O INSS não oferece serviço de atendimento através do WhatsApp. Caso você precise agendar um horário, utilize o aplicativo Meu INSS ou o telefone 135 (confira o passo a passo logo acima).
Como agendar atendimento presencial no INSS?
Como falamos na seção anterior, você pode utilizar o portal Meu INSS ou o telefone 135 para agendar atendimento presencial em alguma agência do INSS.
Alguns serviços do INSS que necessitam de agendamento prévio são:
• Aposentadoria por idade (rural)
• Aposentadoria por tempo de contribuição
• Atualização de dados cadastrais
• Auxílio-reclusão
• Benefício assistencial à pessoa com deficiência
• Cadastrar ou renovar representante legal
• Pensão rural ou urbana
• Seguro-desemprego (pescador artesanal)
Clique aqui e confira a lista completa!
Quais são os documentos para agendar atendimento INSS?
No geral, os documentos exigidos para agendar atendimento no INSS são:
• Documento de identidade com foto
• Número do CPF
• Comprovante de endereço
Mas dependendo do serviço que você precisa, alguns outros documentos mais específicos podem ser necessários, como a carteira de trabalho ou laudo médico.
Para verificar quais são as documentações exigidas para cada serviço, ligue para o número 135 ou confirme na página do INSS.
Quais serviços do INSS não precisam de agendamento?
Os serviços do INSS que não precisam de agendamento são:
• Cálculo de GPS em atraso
• Consultar a situação de pedidos de revisão e recursos
• Consultar a situação do benefício
• Emissão de senha para acesso ao Meu INSS (quando não é possível fazer pela internet)
• Inscrição na previdência social
Além disso, outros serviços podem ser realizados sem sair de casa por meio do portal Meu INSS ou telefone 135, como:
• Aposentadoria por idade (urbana)
• Aposentadoria por tempo de contribuição (urbana)
• Resultado da perícia médica
• Salário-maternidade (urbana)
• Verificar data de pagamento de benefício
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