Prova de vida INSS 2024: quais são as novas regras?
Tempo de leitura: 4 minutos
Entenda mais sobre a Prova de Vida INSS 2024, quais as mudanças e sua importância para o pagamento de benefícios.
A prova de vida é uma etapa importante para as pessoas que recebem o benefício do INSS por longos períodos de tempo. Fazê-la garante que o benefício não seja bloqueado e comprova que todas as informações governamentais continuam corretas.
Neste artigo, você entenderá sobre o impacto da prova de vida, quais foram as mudanças no procedimento em 2024 e muito mais!
O que é a prova de vida do INSS?
A prova de vida é um procedimento anual que visa garantir que o pagamento dos benefícios ocorram de forma adequada. Durante o período de pandemia do Coronavírus, a prova foi suspensa até que, no ano de 2023, a obrigatoriedade foi retomada junto com adaptações e melhorias no processo, que foram definitivamente implementadas este ano.
Para que serve a prova de vida do INSS?
Sua principal função é proteger os recebedores e o Instituto de fraudes, comprovando periodicamente a identidade e se os beneficiários de longa data permanecem vivos. Em 2024, mais de 17 milhões de pessoas passarão pela vistoria da prova de vida.
Mudanças da Prova de Vida em 2024
Com a publicação da Portaria MPS nº 723, no dia 8 de março de 2024, foi suspenso o bloqueio de pagamentos por não realização da prova de vida até 31 de dezembro. A obrigatoriedade de locomoção até uma agência para a realização do procedimento também foi derrubada, permitindo agora que existam diferentes opções para que ocorra a comprovação.
Chamada de prova de vida automática, o INSS passará por um processo de cruzamento de dados que validará as interações dos beneficiários com o sistema e comprovará sua vida.
Veja alguns dos dados que serão usados para a prova de vida INSS 2024:
- Perícia médica;
- Votação nas eleições;
- Acesso ao aplicativo Meu INSS;
- Atendimentos presenciais feitos nas agências do INSS;
- Emissão ou renovação de passaporte, CNH, RG ou carteira de trabalho;
- Realização de empréstimo consignado com reconhecimento biométrico;
- Atendimento com reconhecimento biométrico em instituições parceiras;
- Vacinação ou atendimento nos sistemas de saúde público ou rede conveniada.
Caso o cidadão realize alguma ação da lista ou outras que estejam dentro das opções do INSS, o sistema irá fazer a comparação de dados dentro de um período estipulado e realizará automaticamente a prova de vida.
Como saber a data da prova de vida do INSS?
A contar da data de aniversário do beneficiário, o INSS terá 10 meses para comprovar que a pessoa está viva. Essa comprovação poderá ser feita por meio da realização da prova via aplicativo, ida a uma agência do INSS (opcional) ou da análise de bancos de dados compartilhados para verificar interações do cidadão com os sistemas.
Como consultar a prova de vida do INSS?
Acessando o aplicativo do INSS ou entrando em contato com a central de atendimento através do número 135 é possível conferir se a última verificação de vida foi realizada com sucesso.
É obrigatório fazer a prova de vida do INSS?
Todos os aposentados e pensionistas do INSS precisam realizar a prova de vida para garantir que o pagamento do benefício não seja suspenso. Existem apenas 2 casos nos quais a prova de vida não é obrigatória, são eles:
- Benefícios de curta duração (menos do que 1 ano);
- Benefícios concedidos há menos de 1 ano.