Dezembro 2023 | Educação Financeira

Saiba tudo sobre economia

Tempo de leitura: 6 minutos

Quer saber mais sobre economia? Entenda sobre um dos principais conceitos que regem a sociedade 

O assunto economia parece complicado, não é mesmo? Mas acredite, aprender sobre conceitos como inflação, PIB e sistema financeiro pode ser mais fácil do que parece.

Ao entender melhor como funciona a economia, você estará mais preparado para tomar decisões financeiras que podem fazer a diferença no seu dia a dia. Confira tudo sobre o assunto neste artigo completo que preparamos! 

O que é economia
 

Economia é a ciência que estuda e analisa a produção, distribuição e consumo de bens e serviços numa sociedade. Seu objetivo é observar características da população e das empresas, visando desenvolver políticas que beneficiem a todos. 
 

Através do estudo da economia, também conhecida como ciência econômica, é possível entender fenômenos como a inflação, verificar padrões de comportamento econômicos na sociedade, identificar e analisar melhores métodos de distribuição de recursos, além de compreender inúmeros sistemas que regem a produção de bens e serviços na economia mundial. 

Teoria Econômica
 

Para entender melhor como funcionam determinados processos na sociedade, é necessário conhecer as análises que são feitas e documentadas no dia a dia. No caso da economia, a maior fonte de informações é encontrada na Teoria Econômica, que se divide em dois ramos básicos: a macroeconomia e a microeconomia. 
 

Macroeconomia


A macroeconomia é o estudo dos agentes econômicos em seu conjunto — tanto de consumidores quanto de empresas — com ênfase na análise de produtos nacionais, nível de renda populacional, inflação e taxas como de desemprego, juros e câmbio. 
Como o seu prefixo indica, o termo “macro” está relacionado a um estudo mais abrangente do cenário, focado em analisar a estrutura como um todo. 
 

Microeconomia
 

A microeconomia, segue no sentido contrário. O termo “micro” relaciona-se ao estudo em menores porções, portanto, a microeconomia estuda agentes econômicos de maneira individual, dando enfoque na forma em que o consumidor gasta sua renda e que uma empresa direciona seus recursos produtivos, por exemplo. 
 

Baseado no estudo dessas relações tanto no macro quanto no micro é possível delinear um cenário sobre a sociedade estudada assim como identificar padrões e desenvolver projeções conectadas ao tipo de consumo e produção de determinada população. 

Sistema econômico
 

Um sistema econômico é a forma como uma sociedade se organiza com o objetivo de compreender a melhor maneira de utilizar seus recursos produtivos e produzir bens e serviços que atendam as necessidades da sociedade. Sua função engloba a gestão da economia, os processos que envolvem a distribuição de mercadorias, consumo, desenvolvimento tecnológico, divisão de trabalho, etc.
 

O sistema econômico acontece na forma de um fluxo, com as empresas que produzem bens e serviços utilizando recursos produtivos (mão de obra, estrutura, território, etc). As empresas remuneram esses recursos por meio de salários, aluguéis, juros e lucros e com essa remuneração as pessoas conseguem acessar bens e serviços produzidos por outras empresas — alimentos, roupas, móveis, etc. 

Setores da atividade econômica 
 

Cada área impactada pelo sistema é separada por setores da atividade econômica, sendo 3 no total. No sistema econômico atual contamos com o setor primário, setor secundário e setor terciário.


Setor primário
 

São as unidades produtoras que estão envolvidas com o manuseio de recursos naturais. No setor primário, podemos verificar atividades agrícolas, extração vegetal, reflorestamento, mineração, pecuária e pesqueira. 


Setor secundário
 

Focado em atividades industriais, o setor secundário é responsável pela transformação dos recursos. Neste setor estão incluídas a produção automotiva, materiais de construção, produtos químicos, eletrodomésticos, alimentos, etc. 


Setor terciário
 

Relacionado a empresas responsáveis por prestação de serviços. No setor terciário encontram-se bancos, hospitais, empresas de transporte, meios de comunicação, comércio, etc. 
 

Com a setorização das áreas e o fluxo de produção e distribuição de bens e serviços é possível entender o comportamento da sociedade e desenvolver indicadores das atividades econômicas. 

PIB (Produto Interno Bruto) 
 

O Produto Interno Bruto é um indicador importante do desenvolvimento econômico de uma localidade. O PIB apresenta o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos durante um determinado período de tempo e através dele conseguimos avaliar o crescimento da economia e o padrão de vida e bem-estar de uma população. 
 

Sistema Financeiro
 

Para que uma economia exista de forma funcional, é necessário que haja um sistema responsável pela viabilização das trocas realizadas entre cada setor. Este papel é feito pelo sistema financeiro, que tem como principal objetivo facilitar a circulação da moeda pelo sistema econômico. 
 

O sistema financeiro é composto por um conjunto de instituições privadas e públicas, como o Bmg e a Caixa Econômica Federal, que auxiliam a sociedade por meio da transferência de dinheiro, concessão de crédito e controle de taxas como as de juros e câmbio. 

Inflação
 

Quando há muito dinheiro circulando na economia por algum motivo maior, o valor da moeda passa por um processo de deterioração. Isso faz com que a mesma quantidade de dinheiro seja capaz de comprar menos mercadorias do que em um período anterior, resultando na inflação
 

Os R$100 em 2023 não compram a mesma quantidade de produtos que os R$100 de 2015.

A inflação impacta diretamente vários setores da sociedade diminuindo o poder de compra dos consumidores, impactando no preço das importações brasileiras e influenciando no bem-estar da população.

Nesse artigo, trouxemos de maneira resumida alguns dos principais conceitos da economia brasileira e mundial. Quer aprender mais sobre o tema? Acesse outros conteúdos no blog do Bmg!

Leia também :
»
O que é PIB?
»
O que é extrato bancário?
»
Como funciona a cotação do dólar?