Empréstimo consignado para servidor público: como funciona, vantagens e como contratar
Tempo de leitura: 7 minutos
O empréstimo consignado para servidor público é uma forma prática e segura de conseguir crédito com juros menores. Veja como simular!
O empréstimo consignado para servidor público é uma das formas mais acessíveis e seguras de conseguir crédito no Brasil.
Nele, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, o que facilita o controle das finanças e permite que os juros sejam mais baixos do que em outras modalidades.
Esse tipo de crédito é regulamentado pela Lei nº 10.820, de 2003, que trata dos descontos em folha para trabalhadores com carteira assinada e que foram adaptadas, também, para atender servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas.
Continue a leitura abaixo e saiba mais detalhes!
Como funciona empréstimo consignado para servidor público?
Para entender o funcionamento do empréstimo consignado, é importante saber quem pode contratá-lo, quais são as regras que determinam o limite de comprometimento da renda e como funciona o desconto direto em folha.
Essas diretrizes existem para trazer mais previsibilidade às finanças e reduzir o risco de endividamento. Confira os detalhes a seguir:
Quem pode contratar o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado está disponível para servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal.
Basta que o órgão ou prefeitura onde o servidor trabalha (ou trabalhou, no caso de aposentados) tenha convênio ativo com a instituição financeira. Além disso:
• Não é obrigatório estar com o nome limpo, mas ter o CPF regular facilita o processo de aprovação
• Não existe tempo mínimo de serviço público exigido por lei, mas cada instituição pode estabelecer seus próprios critérios (como tempo de vínculo ou estabilidade) antes de liberar o crédito
Qual é a taxa de juros?
A taxa de juros do empréstimo consignado costuma ser menor do que a de um empréstimo pessoal comum, justamente por conta do desconto direto em folha, o que reduz o risco de inadimplência.
Essas taxas podem variar de acordo com:
• A instituição financeira
• O prazo de pagamento
• O tipo de servidor (ativo ou aposentado)
Conforme dados do Banco Central, atualmente os juros mensais dos bancos variam entre 1,36% e 6,84%. A taxa de juros do consignado do Bmg está em torno de 1,87% ao mês.
Quais são as condições de pagamento?
Existem alguns limites nas condições de pagamento do consignado, para garantir que o servidor não comprometa toda a sua renda.
O valor das parcelas, de acordo com a lei nº 14.509/2022, não pode ultrapassar 45% do salário líquido. Desse total:
• 35% podem ser usados para empréstimos consignados
• 10% podem ser utilizados para cartão de crédito consignado e cartão benefício
Já o prazo de pagamento do empréstimo consignado pode chegar a até 96 meses (8 anos), dependendo do convênio com o órgão público.
O que muda no empréstimo consignado para servidor público?
Na prática, não muda nada para os servidores públicos, já que, nos últimos meses, o governo federal aprovou a medida provisória (MP) nº 1.292/2025 que traz mudanças importantes nas regras do empréstimo consignado para trabalhadores do setor privado.
Para quem é servidor, seja municipal, estadual ou federal, as regras do consignado continuam as mesmas. Os critérios de contratação, os limites de comprometimento da renda e as condições de pagamento seguem as normas estabelecidas pelos convênios com os órgãos públicos.
Por que o empréstimo consignado para servidor público é uma escolha segura?
Enquanto um empréstimo pessoal pode cobrar juros superiores a 6% ao mês, o consignado costuma trabalhar com taxas bem mais baixas.
Exemplo: no consignado Bmg, é possível encontrar juros a partir de 1,85% ao mês. Essa diferença pode representar uma economia de centenas ou até milhares de reais ao longo do tempo.
Além disso, o desconto das parcelas direto na folha de pagamento evita atrasos e a preocupação com boletos. Outra vantagem é que caso haja necessidade de ajuste, os bancos costumam oferecer condições especiais para renegociação.
De toda forma, para garantir segurança na hora de contratar, verifique se a instituição é autorizada pelo Banco Central. Depois, dê preferência a canais oficiais, como app ou site do banco.
→ Importante: sempre desconfie de promessas exageradas, ligações insistentes ou mensagens pedindo pagamento antecipado para liberar crédito. Isso não faz parte de nenhuma contratação segura. O Banco Bmg nunca solicita senhas ou dados pessoais por telefone. Para saber como se proteger, confira o conteúdo sobre o golpe da falsa central de atendimento.
E, por fim, guarde sempre os comprovantes e tire todas as suas dúvidas antes de assinar o contrato. Afinal, você tem todo o direito de pedir uma explicação clara, no seu tempo.
Quer simular agora? Veja como contratar seu empréstimo consignado com o Bmg
Se você chegou até aqui, talvez já esteja considerando contratar um empréstimo consignado com mais tranquilidade. A boa notícia é que com o Bmg, simular e contratar é simples, confira o passo a passo:
• Acesse nossa página de simulação Bmg
• Preencha seus dados
• Confira as ofertas disponíveis e escolha seu empréstimo ideal
• Por último, tire uma foto sua e dos seus documentos para confirmarmos sua identidade e validar seu empréstimo
Também é possível entrar em contato diretamente conosco via telefone! Basta ligar para nossa central de relacionamentos: 4002 7007 (telefone celular) ou 0800 770 1790 (telefone fixo) para mais informações.
Caso já queira fazer a contratação do empréstimo consignado, ligue para 3004 9024 (telefone celular), fale no WhatsApp (11) 4002 7007 ou ligue pelo telefone fixo 0800 724 3001, 0800 723 3113 ou 0800 026 4264.
Qual o melhor banco para empréstimo consignado para servidor público?
O melhor banco é aquele que oferece condições justas, atendimento confiável e transparência em cada etapa. É com esse compromisso que o Bmg busca oferecer boas opções de crédito para servidores públicos, com foco na responsabilidade e nas necessidades dos servidores.
Fomos um dos primeiros bancos a oferecer o empréstimo consignado no Brasil, o que nos deu experiência para entender de verdade as necessidades de quem já dedicou a vida ao serviço público.
Aqui, você conta com taxas a partir de 1,85% ao mês, prazo de pagamento de até 96 meses e, o mais importante, um atendimento feito com respeito e calma, como deve ser.