Por:
| Atualizado em

Saiba a diferença entre empréstimo pessoal e consignado e as vantagens de cada opção

Tempo de leitura: 6 minutos

Saiba a diferença entre empréstimo pessoal e consignado, entenda as vantagens de cada modalidade e confira o que avaliar ao escolher a melhor opção!

Se você precisa de dinheiro extra e está buscando uma opção de crédito, provavelmente já se perguntou qual a diferença entre empréstimo pessoal e consignado. 

Essa dúvida é muito frequente, pois as duas modalidades são utilizadas para quem precisa de crédito para pagar dívidas, lidar com emergências ou mesmo tirar projetos do papel. 

Mas para saber qual o melhor tipo de empréstimo, é preciso avaliar as vantagens de cada opção e, principalmente, comparar as características dos dois tipos de crédito com as suas necessidades. Dessa forma, fica mais fácil escolher a modalidade mais vantajosa para você com facilidade, segurança e rapidez. 

Qual a diferença entre empréstimo pessoal e consignado?

Os empréstimos apresentam características diferentes em relação a quem pode solicitá-los, limite de crédito liberado, taxas de juros e formas e prazos de pagamento. Entenda: 

O que é empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito bastante abrangente, uma vez que não apresenta muitas restrições em relação a quem pode utilizá-lo. 

Basta que o solicitante tenha mais de 18 anos, possa comprovar renda e atenda aos requisitos da política de crédito da instituição financeira. 

Também não há limitações em relação ao uso do dinheiro, já que o consumidor pode usá-lo para a finalidade que desejar, como pagamento de dívidas, compra de bens ou outras situações. 

Vale lembra que o limite de crédito liberado, o prazo e as formas de pagamento podem variar em cada empréstimo. 

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é considerado uma opção de crédito mais restritiva em relação a quem pode solicitá-la. Isso porque, para o consignado, o solicitante precisa ter renda formal e fixa, uma vez que o pagamento do empréstimo será descontado diretamente da sua fonte de renda, seja o salário, seja o benefício do INSS

Por essa característica, o consignado atende, principalmente, aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos.  

Essa modalidade também não apresenta limitações no uso do dinheiro e, por exigir garantia para o pagamento, oferece limites de crédito maiores e taxas menores, além de mais prazo para pagar.

Simule seu empréstimo consignado 

Qual o melhor tipo de empréstimo: pessoal ou consignado?

Tanto o empréstimo pessoal quanto o consignado oferecem vantagens. Porém, é necessário avaliar as características de cada um e compará-las com as suas necessidades para decidir qual o melhor tipo de empréstimo para você. Entenda: 

Perfil do solicitante

O empréstimo consignado pode ser contratado apenas por quem tem renda formal, como aposentados, pensionistas e servidores públicos, uma vez que as parcelas são descontadas diretamente da fonte de renda.  

Já o empréstimo pessoal é mais abrangente, permitindo a contratação mesmo por quem não tem renda fixa, como profissionais autônomos. 

Destinação do dinheiro

Tanto o empréstimo pessoal quanto o consignado permitem o uso do dinheiro para diversas finalidades, sem restrições. 

Dessa forma, o contratante pode utilizar os recursos para o que quiser, como pagar dívidas, comprar carro, casa ou outros bens, fazer uma viagem, custear emergências médicas, entre outras situações. 

Limite de crédito liberado

Por exigir uma garantia de renda para a contração, o crédito consignado do INSS costuma liberar um valor maior ao contratante, o que varia entre cada instituição financeira e a necessidade do consumidor.  

No empréstimo pessoal, esses valores podem ser menores, mas ainda assim atender às necessidades dos solicitantes. 

Prazo e forma de pagamento

O prazo para pagamento costuma ser maior no empréstimo consignado, também por causa da garantia de renda. No Banco Bmg, é possível pagar em até 96 parcelas, por exemplo.  

Já sobre a forma de pagamento, o consignado exige o desconto na fonte de renda, enquanto o empréstimo pessoal pode ser debitado da conta ou pago na fatura do cartão. 

Taxa de juros

Os juros de empréstimo pessoal e consignado também mudam. Uma das vantagens do consignado é que, como o valor das parcelas é descontado do benefício ou contracheque do solicitante, o risco de inadimplência é menor e, por isso, as taxas são mais atrativas do que no empréstimo pessoal. 

Como escolher o melhor empréstimo?

Com base nas características e vantagens do empréstimo pessoal e do consignado, fazer a escolha entre as duas modalidades se torna mais fácil. 

Mas mesmo depois de decidir qual é o melhor tipo de crédito para você, ainda são necessários alguns cuidados para contratar o empréstimo ideal. Confira: 

• Busque informações sobre a instituição financeira, considerando a sua reputação e o atendimento que oferece, para escolher uma opção segura e confiável 
• Seja prudente na contratação do empréstimo e organize um planejamento financeiro para evitar a inadimplência e manter as contas em dia 
• Avalie atentamente as taxas de juros, formas e prazos de pagamento e as demais condições do empréstimo para fazer uma escolha segura para o seu orçamento 
• Leia com atenção todo o contrato antes de assiná-lo e, caso tenha dúvidas, procure a instituição financeira para resolvê-las 
• Tenha atenção a golpes, como sites e boletos falsos, contatos suspeitos ou ofertas e condições muito atrativas e que podem ser fraudulentas (clique aqui e confira dicas para ficar bem protegido) 
• Acompanhe o seu empréstimo e, no decorrer do pagamento, observe a necessidade e possibilidade de amortizar parcelas ou fazer a portabilidade, quando vantajosa 

Agora que você conhece a diferença entre empréstimo pessoal e consignado, ficou mais fácil escolher a melhor opção para o seu bolso.

Simule seu empréstimo consignado