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Assim se faz no Bmg
Aqui você conhecerá um pouco mais do ”Assim se faz”, o nosso programa de ética e integridade. Ele é fundado pela seguinte estrutura:
A Alta Administração do Grupo Financeiro Bmg tem um compromisso contínuo e inarredável com os deveres éticos e de integridade, em todas as suas tratativas, decisões e interações. Este compromisso é materializado em ações efetivas e contínuas que suportam toda a estrutura e processos vigentes no Bmg, desde a disseminação das normas de conduta por meio do Código de Ética e demais documentos internos, ao monitoramento da efetividade da gestão de consequências através do Fórum de Ética.
Ética e Integridade são pautas contínuas e, por isso, o Bmg possui um cronograma anual de comunicação e treinamentos que tem por objetivo disseminar, discutir e aprofundar o conhecimento dos colaboradores com relação a diversos temas, como:
- Atos ilícitos
- Corrupção;
- Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo;
- Preconceito;
- Discriminação;
- Conflito de interesse; e
- Demais dilemas éticos que possam surgir no dia a dia de cada um.
Tais interações são realizadas por meio das plataformas de treinamento online, lives, palestras, comunicados institucionais e demais formatos que sejam capazes de sensibilizar e instruir quanto ao assunto em questão, sempre fomentando a releitura do Código de Ética e ratificando a existência e a disponibilidade do Canal de Denúncia.
O Bmg possui um robusto arcabouço de normativos internos, que tem por objetivo definir governança, estrutura, processos, responsabilidades e condutas esperadas em cada temática, além do atendimento legal e regulatório, sendo o principal, seu Código de Ética.
O monitoramento do Programa é realizado pela área de Compliance, que baseada no resultado das ações realizadas, respostas às pesquisas de percepção e indicadores do Canal de Denúncias, identifica e reporta ao Fórum de Ética os principais agressores e pontos a serem melhorados e desenvolvidos na cultura e no Programa de Ética e Integridade Bmg. Também são monitoradas as publicações legais e regulatórias aplicáveis ao Bmg, a fim de que adequações necessárias em processos, produtos e/ou em seu Programa de Integridade sejam tempestivamente observadas.
Essa avaliação ocorre de forma contínua e, anualmente, é emitido relatório que consolida as ações realizadas e seus indicadores. Ainda, a Auditoria Interna tem por incumbência a avaliação independente do Programa, bem como a área de Controles Internos é responsável pela avalição dos controles relativos aos processos que compõem o “Assim se Faz”.
Todo colaborador, cliente, parceiro, fornecedor ou qualquer outra pessoa pode manifestar-se sobre atos ilícitos e/ou condutas contrárias ao Código de Ética de que tenha conhecimento por meio do Canal de Denúncias, garantido o anonimato – se assim desejar.
O Canal de Denúncias é amplamente divulgado, é possível acessá-lo em ambiente externo ao do Bmg e é garantida a isonomia, a independência, a tempestividade, o sigilo e o profissionalismo nas análises e apurações realizadas, que são devidamente registradas e mantidas em histórico juntamente com o resultado das apurações e decisões adotadas. Ainda, aos denunciantes que optarem por serem identificado, é garantida a proteção contra represálias ou qualquer tipo de coação.
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