ASG Banco Bmg

Aqui no Bmg, acreditamos que só é possível crescer por meio da construção de uma economia próspera, da atuação ética e do desenvolvimento socioambiental.

Por isso, os princípios ASG (ou ESG, sigla em inglês para ambiental, social e governança) estão incorporados no nosso jeito de ser e de fazer negócio. Isso é fundamental pra enfrentar os desafios de hoje e capturar as oportunidades de amanhã.

Principais projetos ASG 2023

Confira nossa agenda para este ano:

Voltado para adolescentes das categorias de base dos times patrocinados pelo Bmg, unindo nossa paixão pelo futebol a uma ação social transformadora. O objetivo é educar e conscientizar esses jovens sobre conceitos básicos de investimentos, endividamento, juros e construção de patrimônio para um futuro sustentável. O programa é um jogo de tabuleiro gigante, em que à medida que o jogador avança, vai enfrentando desafios e tomando decisões financeiras. E assim, os jovens aprendem jogando.

Contratação de pessoas com mais de 50 anos em nossas centrais de atendimento para o atendimento online aos clientes, dando oportunidade para esse público, ainda marginalizado no mercado de trabalho e garantindo atendimento eficiente, humanizado e empático aos clientes aposentados.

O Bmg é destaque no que diz respeito a equidade de gênero. Atualmente temos 37% de representação feminina no Conselho de Administração, a primeira mulher presidente de um Banco de Capital Aberto no Brasil, 35% posições de liderança ocupadas por mulheres e do total de colaboradores, 50% são de mulheres. Em 2022, para acelerar o processo de desenvolvimento das nossas colaboradoras, criamos o programa Catálise, que visa prepara-las para posições de liderança no futuro.

Ser um banco que pratica a inclusão é o que buscamos, por isso o nosso propósito é Incluir para Transformar. E como parte das ações que temos feito, lançamos o programa de Estágio Bmg 2022, voltado totalmente a estudantes em vulnerabilidade social. O programa contempla treinamento teórico e prático, mentoria exclusiva, elaboração e implantação de um projeto de ASG e, também, a preparação dos líderes e colaboradores para acolherem e desenvolverem os estes estagiários.

Incentivamos nossos colaboradores para que juntos possamos apoiar e ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade a terem uma vida digna e também, contribuir de forma efetiva na transformação que faz o bem para a nossa sociedade.

Em 2022, nos juntamos a ONG Gerando Falcões para jogar no time de quem quer transformar o mundo, cedendo nosso espaço nas camisas dos clubes de futebol que patrocinamos para divulgar este projeto lindo e transformador.

Fazer o bem, fazer bem e ir além. É o nosso compromisso!

  • onu-pacto-global-bmg.png

    Melhores Empresas para Trabalhar 50+

  • onu-pacto-global-bmg.png

    Pacto Global da ONU

  • empresa-limpa-bmg.png

    Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção

  • agenda-positiva-bmg.png

    Agenda Positiva IBGC

  • mulher-360-bmg.png

    Movimento Mulher 360

  • direitos-lgbti_bmg.png

    Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

  • bmg-paulista-diversidade.png

    Selo Paulista de Diversidade

  • equidade-racial-bmg.png

    Pacto de Promoção da Equidade Racial

  • inclusao-social-bmg.png

    Rede Empresarial pela Inclusão Social

  • wob.png

    Mulheres On Board

  • OUTstand.png

    • Movimento OUTstand Brasil

ASG na Prática

Você sabe como funciona o ASG por aqui? Confira nossa agenda na prática:

  • Uma empresa plural

    Aqui no Bmg temos orgulho em dizer que somos uma empresa plural, onde as pessoas se sentem livres para ser o que quiserem ser e se expressarem livremente. E quem diz isso são os nossos colaboradores. Na pesquisa de clima (GPTW) realizada recentemente, respeito, diversidade e inclusão foram destacados pelos colaboradores como razão maior do orgulho de trabalhar no Bmg (97% de favorabilidade).

  • Grupos e Semanas de Diversidade

    Queremos promover cada vez mais discussões que gerem aprendizado acerca dos temas de diversidade e inclusão. Para isso, contamos com rodas de conversas, debates e palestras com participação internas e externas, sempre suportadas pelos nossos grupos de afinidade: Raça e Etnia, Gênero, LGBTIAP+, PcD (Pessoa com deficiência) e 50+.

Instituto Marina e Flavio Guimarães

O Instituto Marina e Flavio Guimarães nasceu com o propósito maior de multiplicar oportunidades para que as pessoas tenham uma vida digna e possam desenvolver e expressar todo o seu potencial. Queremos gerar impacto positivo, transformar a sociedade e, assim, impulsionar a construção de um futuro melhor, mais justo, igualitário e cheio de possibilidades. O Instituto visa fomentar e desenvolver ações sociais, esportivas e educacionais que transformam a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente, crianças e adolescentes. Também contribui para conservação do patrimônio histórico, com destaque na preservação e disseminação da história dos fundadores do Grupo Bmg e do mercado financeiro nacional.

  • Marina e Flávio Guimarães?

    Conheça os inspiradores do Instituto Marina e Flávio Guimarães.

    Saiba mais
  • Nossos mantenedores

    Conheça quem são os mantenedores do Instituto Marina e Flávio Guimarães.

    Saiba mais
  • Conselho Deliberativo

    Saiba quem faz parte do conselho deliberativo do Instituto Marina e Flávio Guimarães.

    Saiba mais
  • Conselho Fiscal

    Conheça quem faz parte do Conselho Fiscal do Instituto Marina e Flávio Guimarães.

    Saiba mais
  • Diretoria Executiva

    Saiba quem soma no Instituto Marina e Flávio Guimarães com Diretoria Executiva.

    Saiba mais

Cada vez mais sustentável e reconhecido

  • bmg-estrutura-area-esg-asg-diversidade-inclusao.png

    Banco Bmg estrutura área ESG e reforça diversidade e inclusão

  • bmg-cultura-asg.png

    BMGB4: Papo com RI e a Cultura ASG no Banco Bmg com Rosana Aguiar

  • bmg-campanha-asg.png

    Campanha de Comunicação ASG (Ambiental, Social e Governança)

  • bmg-idoso-emprego-brasil.png

    Há cada vez mais idosos em busca de emprego no Brasil

Conceito ASG

ASG são práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. A sigla vem do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G). No Brasil, também nos referimos a ela como ASG.

Ambiental

Refere-se às práticas da empresa ou entidade voltadas ao meio ambiente. Entram aqui temas como aquecimento global; emissão de gases poluentes, como o carbono e metano; poluição do ar e da água; desmatamento; gestão de resíduos; eficiência energética; biodiversidade; entre outros.

Social

Relaciona-se à responsabilidade social e ao impacto das empresas e entidades em prol da comunidade e sociedade. Majoritariamente refere-se a temas como respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas; segurança no trabalho; salário justo; diversidade de gênero, raça, etnia, credo etc.; proteção de dados e privacidade; satisfação dos clientes.

Governança

Está ligado às políticas, processos, estratégias e orientações de administração das empresas e entidades. Entram no tema, por exemplo, conduta corporativa; composição do conselho e sua independência; práticas anticorrupção; existência de canais de denúncias sobre casos de discriminação, assédio e corrupção; auditorias internas e externas.

Conheça também

  • Risco Social, Ambiental e Climático

    O Banco Bmg reconhece seu papel como agente transformador e assume a responsabilidade de integrar o risco social, ambiental e climático aos seus negócios, processos, operações, produtos e relacionamento com partes interessadas. Conheça nosso processo de gerenciamento de riscos social, ambiental e climático.

    Acesse o relatório

Tire suas dúvidas

No Bmg, sabemos que é impossível prosperar sem governança robusta e uma ação socioambiental transformadora.

 

Sabemos que uma organização forte em ASG é mais eficiente, responsável e sustentável no uso dos recursos
naturais, no desenvolvimento do capital humano e na gestão da inovação. É isso que nos permite crescer e prosperar no longo prazo.

 

A agenda ESG é muito valiosa para o meio ambiente e toda a sociedade, mas as práticas também agregam valor para as empresas, como a redução de custos e de desperdícios, colaboradores mais diversos, lideranças bem posicionadas, além de melhor desempenho financeiro e mais clientes.

Ainda tem dúvidas?

Acesse as perguntas frequentes