Prevenção de golpes

Aprender é a melhor forma de previnir

Conheça as principais ações físicas e virtuais de golpes que estão acontecendo no País:

  • Central falsa

    Alguém liga, diz ser da central Bmg, pede dados confidenciais e senha de acesso a conta para fazer transações.

  • Golpe do whatsapp

    Bandidos clonam seu WhatsApp e enviam mensagens a seus contatos se passando por você e pedindo dinheiro.

  • Troca de cartões

    Comum no comércio informal. Ao pagar eles decoram a sua senha e trocam seu cartão por outro.

  • Falso motoboy

    Ligam dizendo que seu cartão foi fraudado e mandam um motoboy buscar seu cartão e senha.

  • Falsas lojas online

    Criam promoções falsas para levar o comprador pra páginas que roubam seus dados e senhas.

  • Vídeochamada

    Se passam por um funcionário e pedem para você fazer uma videochamada do caixa eletrõnico.

  • Falso funcionário

    Por Whatsapp se passam por um funcionário, informam algum erro na conta e pedem seus dados.

  • Cartão extraviado

    Interceptam cartões em trânsito e ligam para o cliente pedindo dados para desbloqueio do seu cartão.

  • Boletos falsos

    Geram boletos com códigos falsos. O número do código de barra deve ser sempre avaliado para não cair no golpe.

Saiba as diferenças entre portabilidade e novos empréstimos

Transferência de um contrato de crédito de uma instituição financeira para outra instituição financeira, mediante a solicitação do cliente. A nova operação de crédito não pode ter o valores e prazo superiores ao do contrato original, mas poderá ser mais vantajosa ao cliente com melhores condições de juros e até mesmo a redução no valor ou na quantidade de parcelas.

Toda a negociação é realizada entre os Bancos envolvidos através da Câmara Interbancária de Pagamentos – CIP, e portanto, não há necessidade de emissão de boleto para liquidação da dívida anterior e também não há disponibilização de crédito para o cliente.

Após a conclusão da Portabilidade, caso tenha interesse, o cliente poderá refinanciar o seu contrato com a nova instituição financeira e ao fazer o refinanciamento com a nova instituição o cliente pode receber o “troco” em sua conta.

Um novo empréstimo envolve a disponibilização de crédito na conta do cliente e não há pagamento de dívida junto a outra instituição financeira. Portanto, não podemos confundir a Portabilidade com a contratação de um novo empréstimo. Se a oferta envolver disponibilização de crédito, não se trata de portabilidade e sim de uma nova contratação.

Para as situações em que o cliente desistir da adesão do novo empréstimo após já ter recebido a quantia em sua conta, ele poderá cancelar o contrato após devolver o valor ao Banco Bmg que foi a Instituição que realizou o depósito. É importante que esta devolução não seja realizada a terceiros como pessoas físicas ou Correspondentes Bancários, ou seja, a devolução deverá ser feita única e exclusivamente ao Banco Bmg que é a Instituição Financeira responsável pela operação.

*O prazo regulamentar para devolução é de até 7 dias após o recebimento do valor.

Mais segurança ao pagar suas contas

DESCRIÇÃO DA  IMAGEM

Mais segurança ao pagar suas contas

O pagamento por meio de boleto continua sendo o favorito pelos brasileiros, por este motivo, todos devem ficar atentos para não cair no golpe do boleto falso. Siga sempre as dicas abaixo e evite transtornos e prejuízos financeiros. Nunca confirme o pagamento sem antes conferir todos os dados do boleto.

  1. Os três primeiros números do código de barra indicam o código do banco. O logotipo do banco tem que estar compatível com o nome do banco. Caso tenha dúvidas, consulte o site da Febraban

  2. No campo de beneficiário deve aparecer Banco Bmg S/A e nosso CNPJ é 61.186.680/0001-74

  1. Verifique se o valor do boleto está correto e de acordo com o esperado para o pagamento.

  2. Ao ler ou digitar o código de barra, os dados do beneficiário devem aparecer, se isso não ocorrer, desconfie. Sempre que ocorrer alguma dúvida, procure os canais oficiais da empresa credora.

Outras dicas:

  • Nunca haverá a referência de mais de um banco no boleto. Então, fique atento, as informações do banco emissor em todo o documento.

  • Identifique erros ortográficos, manchas ou borrões na impressão, formatação fora do padrão ou qualquer outra característica que pareça estranha, desconfie.

  • Compare os boletos recebidos anteriormente, pois raramente o seu conteúdo se altera de um mês para o outro.

  • Opte por utilizar DDA (Débito Direto Autorizado), entre na instituição financeira que possui uma conta e realize o registro como “pagador eletrônico”.

Para baixar seus boletos

Para gerar uma 2º via de boleto, acesse a página oficial do Banco Bmg ou utilize os canais de atendimento oficiais. Evite clicar em links desconhecidos para geração de boleto, pois você pode estar sendo direcionado para uma página falsa com boleto adulterado. O site oficial do banco Bmg é www.bancobmg.com.br. Evite acessar utilizando outros sites de busca. Digite o endereço direto no navegador e observe a figura do cadeado na barra de endereço.

Ilustração de mulher mexendo no celular

O seu celular foi roubado?

Acalme-se e siga as ações recomendadas abaixo.

Cartilhas de segurança Bmg

 

Confira algumas cartilhas que separamos para você sobre golpes de mercado e proteja-se:

  • Crimes cibernéticos

    Preparada pra você se proteger dos golpes do mercado

    Baixar a cartilha
  • Engenharia social

    Cartilha da Febraban sobre Engenharia Social.

    Baixar a cartilha
  • Polícia de São Paulo

    Feita pela Polícia de Presidente Prudente-SP, pra evitar outros golpes.

    Baixar a cartilha

Veja como evitar esses golpes

  • Altere com regularidade a senha de acesso do Internet Banking

  • Altere com regularidade a senha do e-mail que você usa no Internet Banking

  • Evite que terceiros tenham acesso a dados de empresa, carimbos e papeis timbrados

  • Não aceite ajuda ou passe sua senha pra estranhos, nem para funcionários do banco

  • Use senhas e usuários diferentes pra cada site ou apps (aplicativos) de compra que você acessa

  • Desconfie de e-mails inesperados que não fazem parte da sua rotina

  • Mantenha o ponteiro do mouse no link pra ver se o endereço é seguro no canto inferior da janela

  • Não utilize anotações em post-it para guardar informações restritas ou confidenciais

  • Rasgue e jogue fora qualquer papel com anotações pessoais ou profissionais

  • Equipamentos pessoais ou de trabalho devem ser bloqueados por senha sempre

  • Confira as fontes de uma notícia que você acessa ou compartilha. Golpes começam nas fake news

  • Confira o código de barra e os outros dados do boleto antes de realizar o pagamento.

  • Baixe o boleto apenas nos canais oficiais do Bmg, como site, e-mail, app ou WhatsApps.

  • Desconfie de rasuras, erros de português e informações estranhas no boleto.

  • Procure sempre os canais oficiais do banco para tirar dúvidas sobre o boleto ou outros serviços

Ainda com dúvidas?

Mande a palavra dúvida que a gente conversa no whats.

Salvamos seu histórico de uso do site para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com política de privacidade. Saiba mais