Assim se Faz no Bmg: nosso jeito de fazer o certo, sempre

O Assim se Faz é o programa de ética e integridade do Banco Bmg, criado para orientar, educar e acompanhar a conduta de colaboradores e parceiros.

Ética com transparência é um valor inegociável e o “Assim se faz” é nossa expressão de ser e de se comportar.

Um homoem e uma mulher sorrindo de costas um pro outro e braços cruzados.

Pilares que sustentam nossa cultura de riscos 

Conheça os pilares que sustentam a jornada do Assim se Faz no Bmg: 

  • icone do card
    Comprometimento da alta liderança 

    A liderança do Bmg dá o exemplo e impulsiona a cultura de integridade em toda a organização. 

  • icone do card
    Estrutura normativa clara e acessível 

    Contamos com políticas e diretrizes que orientam a conduta de forma transparente e fácil de entender.

  • icone do card
    Treinamentos contínuos e campanhas educativas

    Promovemos ações e treinamentos que reforçam o conhecimento sobre ética e integridade. 

  • icone do card
    Mecanismos de controle e apuração 

    Criamos ferramentas que identificam, monitoram e tratam desvios de conduta com responsabilidade. 

  • icone do card
    Cultura de ética difundida em todos os níveis da organização 

    A ética está presente em todas as áreas, processos e relações do Bmg. 

Compromisso de Integridade: nossa essência em palavras

O Compromisso de Integriade é o documento que expressa, de forma acessível e inspiradora, nosso reforço do compromisso institucional com a ética em todas as relações. É uma diretriz para que todos que se relacionam com o Bmg atuem com responsabilidade, respeito e integridade.

Compromisso de Integridade

Código de Conduta Ética

O nosso Código Conduta Ética é a base do nosso Programa de Integridade e orienta a conduta de colaboradores, gestores, parceiros e terceiros. Nele, você encontra diretrizes sobre:

  • Respeito às leis e às regras internas;

  • Prevenção à corrupção, ao suborno, à fraude e assédio;

  • Conflito de interesses e uso responsável de informações.

Políticas Corporativas

Nossas políticas corporativas detalham as regras e orientações que garantem a ética, a transparência e a conformidade em todas as nossas operações. Clique em cada uma para acessar.

  • Código de Conduta Ética
  • Política de Compliance
  • Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA)
  • Segurança da Informação e Cibernética
  • Política de Privacidade e Proteção de Dados
  • Política de Divulgação de Informações
  • Política de Negociação de Valores 
Mobiliários
  • Política de Suitability
  • Política de Classificação de Risco dos Produtos
  • Política de Divulgação de Informações

Indicadores do Programa de Integridade

Ao longo do último ano, reforçamos nosso compromisso com uma cultura organizacional transparente. 
Os números abaixo refletem os avanços e a seriedade com que tratamos temas como conduta ética, combate à corrupção e governança corporativa. 

  • 100% dos colaboradores realizaram os treinamentos de ética;
  • 100% das áreas aderiram e assinaram as políticas internas;
  • 194 denúncias foram recebidas, investigadas e encerradas;
  • 13 dias foi o tempo médio de resposta a uma denúncia recebida;
  • +50 ações internas sobre ética e integridade foram realizadas.

Canal de Denúncias

Confira o passo a passo para realizar uma denúncia:  

  1. 1
    Acesse

    Acesse o canal de denúncias

    www.canaldedenuncia.com.br/grupobmg 

  2. 2
    Escolha o tipo de relato

    Clique na opção que melhor representa o tipo de relato que você deseja fazer.

  3. 3
    Descreva o ocorrido

    Descreva o ocorrido com o máximo de detalhes possível. Não é necessário se identificar.

  4. 4
    Anote o protocolo

    Ao concluir a denúncia, você pode anotar o número de protocolo para acompanhar o andamento do caso.

Reconhecimentos e compromissos

Estamos alinhados às melhores práticas do mercado e reforçamos nosso compromisso público com a integridade. Confira: 

  • Instituto Ethos

    O Banco Bmg é signatário do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, iniciativa do Instituto Ethos que reúne empresas comprometidas com uma atuação ética e transparente.

  • Agenda ESG

    O Banco Bmg é signatário do Pacto Global da ONU, reforçando seu compromisso com os princípios de direitos humanos, trabalho digno, meio ambiente e combate à corrupção. 

Contato

Tem dúvidas, sugestões ou precisa de apoio? Entre em contato!

Tire suas dúvidas

O Programa de Integridade é uma iniciativa do Banco Bmg em busca de boas práticas de ética e compliance. Dessa forma, todos os colaboradores, parceiros e fornecedores podem seguir processos e políticas internas, garantindo que todas as ações estejam alinhadas com base em nossa conduta.

Em caso de dúvida, entre em contato por meio do e-mail: compliance.bmg@bancobmg.com.br.

Para denúncias, ligue para o telefone 0800 591 7238 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h) ou clique aqui para acessar o canal de denúncias do Grupo Financeiro Bmg.  

O processo após uma denúncia funciona da seguinte forma:

  1. Recebimento do relato (inclusive de forma anônima)  
  2. Análise preliminar  
  3. Encaminhamento à área responsável  
  4. Investigação interna  
  5. Conclusão e medidas  
  6. Retorno ao denunciante  

Conflito de interesses é quando os interesses pessoais, familiares ou financeiros podem interferir em alguma decisão ou ação profissional. Ou seja, ocorre quando uma pessoa:

  • Coloca seus próprios interesses acima dos interesses da empresa ou das partes envolvidas (clientes, por exemplo)  
  • Toma decisões não baseadas em mérito ou critério técnico, mas para beneficiar a si ou a alguém próximo  

Ainda tem dúvidas?

Acesse as perguntas frequentes