Assim se Faz no Bmg: nosso jeito de fazer o certo, sempre

O Assim se Faz é o programa de ética e integridade do Banco Bmg, criado para orientar, educar e acompanhar a conduta de colaboradores e parceiros.

Ética com transparência é um valor inegociável e o “Assim se faz” é nossa expressão de ser e de se comportar.

Um homoem e uma mulher sorrindo de costas um pro outro e braços cruzados.

Pilares que sustentam nossa cultura de riscos 

Conheça os pilares que sustentam a jornada do Assim se Faz no Bmg: 

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    Comprometimento da alta liderança 

    A liderança do Bmg dá o exemplo e impulsiona a cultura de integridade em toda a organização. 

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    Estrutura normativa clara e acessível 

    Contamos com políticas e diretrizes que orientam a conduta de forma transparente e fácil de entender.

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    Treinamentos contínuos e campanhas educativas

    Promovemos ações e treinamentos que reforçam o conhecimento sobre ética e integridade. 

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    Mecanismos de controle e apuração 

    Criamos ferramentas que identificam, monitoram e tratam desvios de conduta com responsabilidade. 

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    Cultura de ética difundida em todos os níveis da organização 

    A ética está presente em todas as áreas, processos e relações do Bmg. 

Compromisso de Integridade: nossa essência em palavras

O Compromisso de Integriade é o documento que expressa, de forma acessível e inspiradora, nosso reforço do compromisso institucional com a ética em todas as relações. É uma diretriz para que todos que se relacionam com o Bmg atuem com responsabilidade, respeito e integridade.

Compromisso de Integridade

Código de Conduta Ética

O nosso Código Conduta Ética é a base do nosso Programa de Integridade e orienta a conduta de colaboradores, gestores, parceiros e terceiros. Nele, você encontra diretrizes sobre:

  • Respeito às leis e às regras internas;

  • Prevenção à corrupção, ao suborno, à fraude e assédio;

  • Conflito de interesses e uso responsável de informações.

Políticas Corporativas

Nossas políticas corporativas detalham as regras e orientações que garantem a ética, a transparência e a conformidade em todas as nossas operações. Clique no botão para acessar.

Indicadores do Programa de Integridade

Ao longo do último ano, reforçamos nosso compromisso com uma cultura organizacional transparente. 
Os números abaixo refletem os avanços e a seriedade com que tratamos temas como conduta ética, combate à corrupção e governança corporativa. 

  • 100% dos colaboradores realizaram os treinamentos de ética;
  • 100% das áreas aderiram e assinaram as políticas internas;
  • 100% das denúncias recebidas foram investigadas e concluídas
  • 13 dias foi o tempo médio de resposta a uma denúncia recebida;
  • +50 ações internas sobre ética e integridade foram realizadas.

Canal de Denúncias

Confira o passo a passo para realizar uma denúncia:  

  1. 1
    Acesse

    Acesse o canal de denúncias

    www.canaldedenuncia.com.br/grupobmg 

  2. 2
    Escolha o tipo de relato

    Clique na opção que melhor representa o tipo de relato que você deseja fazer.

  3. 3
    Descreva o ocorrido

    Descreva o ocorrido com o máximo de detalhes possível. Não é necessário se identificar.

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    Anote o protocolo

    Ao concluir a denúncia, você pode anotar o número de protocolo para acompanhar o andamento do caso.

Reconhecimentos e compromissos

Estamos alinhados às melhores práticas do mercado e reforçamos nosso compromisso público com a integridade. Confira: 

  • Instituto Ethos

    O Banco Bmg é signatário do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, iniciativa do Instituto Ethos que reúne empresas comprometidas com uma atuação ética e transparente.

  • Agenda ESG

    O Banco Bmg é signatário do Pacto Global da ONU, reforçando seu compromisso com os princípios de direitos humanos, trabalho digno, meio ambiente e combate à corrupção. 

Contato

Tem dúvidas, sugestões ou precisa de apoio? Entre em contato!

Tire suas dúvidas

O Programa de Integridade é uma iniciativa do Banco Bmg em busca de boas práticas de ética e compliance. Dessa forma, todos os colaboradores, parceiros e fornecedores podem seguir processos e políticas internas, garantindo que todas as ações estejam alinhadas com base em nossa conduta.

Em caso de dúvida, entre em contato por meio do e-mail: compliance.bmg@bancobmg.com.br.

Para denúncias, ligue para o telefone 0800 591 7238 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h) ou clique aqui para acessar o canal de denúncias do Grupo Financeiro Bmg.  

O processo após uma denúncia funciona da seguinte forma:

  1. Recebimento do relato (inclusive de forma anônima)  
  2. Análise preliminar  
  3. Encaminhamento à área responsável  
  4. Investigação interna  
  5. Conclusão e medidas  
  6. Retorno ao denunciante  

Conflito de interesses é quando os interesses pessoais, familiares ou financeiros podem interferir em alguma decisão ou ação profissional. Ou seja, ocorre quando uma pessoa:

  • Coloca seus próprios interesses acima dos interesses da empresa ou das partes envolvidas (clientes, por exemplo)  
  • Toma decisões não baseadas em mérito ou critério técnico, mas para beneficiar a si ou a alguém próximo  

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